Quem são os Espíritos Errantes?

Autor: Jeferson Souza Publicação: 08/05/2019 15:42 Views: 5122 Comentários: 0
Espíritos errantes são aqueles Espíritos que erraram a vida toda? São Espíritos que nunca chegarão a categoria de Espíritos Puros?
Antes de iniciarmos o nosso artigo é importante afirmarmos que iremos comentar superficialmente sobre o tema e que iremos nos basear na primeira obra básica da doutrina espírita.
O Espírito errante é abordado no "O Livro do Espíritos" nas questões 223 a 233. Nestas perguntas e respostas podemos ter uma definição de quais são os Espíritos que são considerados errantes e quais não são.
A primeira condição fundamental do Espírito errante é que ele não está encarnado, ou seja, podemos considerar o Espírito errante como desencarnado. Desta forma, um encarnado não pode ser chamado de errante, mas todo errante está condicionado a nova reencarnação.
A segunda condição é que o Espírito errante não faz parte das categorias de Espíritos puros, pois estes não precisam mais reencarnar e ocuparem corpos físicos para se aprimorarem como Espíritos ligados a corpos.
A terceira condição é que o Espírito errantes nem sempre está na condição de infelizes, pois Ele pode estar numa condição de Felicidade, dependendo do seu grau moral e de seus méritos.
"225. A erraticidade é, por si mesma, um sinal de inferioridade entre os Espíritos?
— Não, pois há Espíritos errantes de todos os graus. A encarnação é um estado transitório, já o dissemos. No seu estado normal, o Espírito é livre da matéria."
"226. Pode-se dizer que todos os Espíritos não-encarnados são errantes?
— Os que devem reencarnar-se sim; mas os Espíritos puros, que chegam à perfeição, não são errantes: seu estado é definitivo.
Comentário de Kardec: No tocante à suas qualidades intimas, os Espíritos pertencem a diferentes ordens ou graus, pelos quais passam sucessivamente, à medida que se purificam. No tocante ao estado, podem ser encarnados, que quer dizer ligados a um corpo; errantes, ou desligados do corpo material e esperando uma nova encarnação para se melhorarem; Espíritos puros ou perfeitos e não tendo mais necessidade de encarnação."
Conhecendo as condições para entender e definirmos o Espírito errante, mas surge uma dúvida quando errantes eles conseguem progredir espiritualmente falando?
Acredito que o progresso é constante, mesmo quando estamos "estacionários", pois no Universo tudo evolui e o progresso é uma Lei, desta maneira, o retrocesso e o estacionamento não podem ser possíveis, uma vez que mesmo "estacionados" estamos aprendendo alguma coisa nova, ou re-aprendendo.
Quando não passamos de ano na escola, por exemplo, nós precisamos refazer o ano, e quando começamos o novo ano letivo as matérias são as mesmas, porém, os colegas novos e eles possuem pensamentos e ideias diferentes dos outros do ano passado e até mesmo os professores do ano anterior utilizam a mesma didática do ano passado, mas a explicações para o ensino dos alunos será diferente, pois o professor não é um robô que repete as mesmas palavras, frases que emitiu no ano passado, ele irá aplicar a mesma ideia e pensamentos, porém, com outras palavras ou métodos.
Desta forma, podemos dizer que o Espírito errante está em progresso constante, mesmo que seja devagar, conforme nos respondem os Espíritos comunicantes na questão 230.
"230. O Espírito progride no estado errante?
— Pode melhorar-se bastante, sempre de acordo com a sua vontade e o seu desejo; mas é na existência corpórea que ele põe em prática as novas idéias adquiridas."
Recomendamos o estudo das questões 223 em diante, sobre o tema "Espíritos errantes" na primeira obra básica de Kardec "O Livro dos Espíritos".
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Quem são os Espíritos Errantes?