Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Honrai vosso Pai e a vossa Mãe

Honrai vosso Pai e a vossa Mãe

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 14/12/2020 10:20      Views: 51      Comentários: 0 

De que maneira podemos honrar o nosso pai e nossa mãe, e quando nossos pais não são bons para conosco, como podemos honrá-los?

Honrar o Pai e a Mãe não é somente um Mandamento Divino, mas uma expressão do Amor para com o nosso próximo, honrar não é somente ter compromisso com eles, mas respeitá-los nas suas mais diversas necessidades em qualquer fase da existência.

Gostaria de focar este artigo àqueles filhos e filhas que tiveram uma infância difícil ou que tiveram pais indiferentes ou ausentes.

Embora alguns de nós não tenhamos boa convivência com os pais, seja por dificuldades de relacionamento, por abandono ou por outros motivos, tenhamos em mente que nós devemos ser responsáveis por resguardar os nossos Pais. Busquemos entender que Eles tiveram uma grande oportunidade e desperdiçaram a sua chance de resgatar débito do presente e do passado e que nós temos essa mesma oportunidade e não incorrer no mesmo erro entregando-lhes o Amor, o Perdão e a Compreensão.

Dessa forma, se não tivemos bons relacionamentos com os nossos pais, não devemos julgar e culpar por seus descuidos, pois a Lei Divina é sábia e correta, e nós não temos condições de analisar por menores todo o cenário que circunda cada Ser Humano.

Faça ao outro aquilo que gostaria que te fizesse, disse Jesus, devemos fazer com os nossos pais o que nós queremos ou queríamos deles receber, que é o Amor, a Compreensão e o zelo fraternal, se eles não nos dedicaram o bem necessário em nossa infância procuremos não guardar mágoas, procuremos inverte o polo da dor, Amando Sempre.

Pois devemos dar tudo de Bom que possuírmos em nossa Alma a quem quer que seja, sem esperar nada em troca, pois nos ensina São Francisco de Assis, é dando que se recebe, e isso é muito lindo, pois mesmo que você entregue o seu Amor e receba indiferença, não importa, faça a sua parte, seja Cristão, Ame Sempre!

Pelo exercício e pela prática do Bem e do Amor é que educamos aqueles que nos cercam e estão conosco, não devemos apontar erros e defeitos deles ou de quem quer que seja, isso a consciência deles fará em algum momento da existência física ou espiritual, devemos tornar a nossa mente serena e nossa Alma saudável, pois guardar rancor, dores e mágoas geram doenças no Corpo, na Alma e na Mente.

Muitas vezes, vencemos a batalha da indiferença ou da humilhação pelo exemplo, se sofremos com uma palavra de repúdia ou de desdém ofereçamos uma palavra de perdão. O Amor cura sempre, que saibamos fazer o que Jesus nos ensina: "Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam." pois é assim que venceremos o mal, a dor e semeamos no coração do indiferente o Amor, que poderá florescer mais tarde.

O seu Pai e sua Mãe lhe deram a vida, cuidaram de você, e forneceram tudo que podiam dar de si na sua infância, o problema é que muitos de nós não sabemos que os pais são Seres Humanos e que erram e acertam, e que só nos entregam aquilo que possuem em seu íntimo e cabe a nós compreender, pois nós também só entregamos aos outros o que há dentro de nós.

Pagar um descaso, uma indiferença ou a injusta agressão com a mesma moeda, seguindo a Lei de Talião, é incorrer no mesmo erro, é dar a outro o que ele está esperando, exercendo o mesmo equívoco, pois se somos realmente Cristãos, devemos demonstrar que o caminho do Bem e do Amor é melhor opção sempre, ou seja, ensine o que eles não tiveram chance de aprender, pois em muitos casos os nossos pais reproduzem o que aprenderam com os pais deles, e tiveram uma infância mais difícil que a nossa.

Entendamos que julgar ou culpar o outro por não nos Amar da forma como gostaríamos não é desculpa para não Amá-lo e Respeitá-los, isso porque somos responsáveis sempre por todo o Bem que deixamos de fazer, se temos a oportunidade de inverter o polo da dor e da mágoa através do Perdão, do Amor e da Compreensão, exerçamos, pois assim podemos educar e ensinar eles que o melhor caminho é o Amor.

Seremos chamados a Consciência se tivemos a oportunidade de Amar aquele que nos fere ou feriu, cedo ou tarde, e pensando melhor, nós já somos tão devedores e já fizemos tantas coisas erradas, mesmo que por baixo dos panos, nesta ou em outras vidas passadas, que podemos meditar e refletir que podemos ser melhores, pois somos Filhos de Deus, e que somos possuídores de seu DNA e Virtudes.

Porém, só sofre quem não tem entendimento e não compreende que Jesus é Amor, é Perdão e é Paciência, pois o tratamento de Amor é um processo longo de cura de feridas do passado e do presente e muitas vezes só floresce no futuro.

Se tivermos a lucidez de olhar para o futuro e ver que nós somos eternos Semeadores de Luz e Amor, entenderemos que o nosso papel aqui hoje, é plantar o Evangelho sempre, negando a nós mesmos e carregando a nossa cruz sem reclamar.

Jesus sofreu na cruz e nós estamos reclamando por que os nossos pais não nos compreendem, não nos dão afeto, atenção, etc? Jesus veio implantar o seu Evangelho, sigamos-o ipsis literis, muitas vezes, a gente acha que a nossa dor e infelicidade é a maior de todas, mas na verdade é a menor, e que o melhor remédio e que tem a cura instântanea é Jesus.

Se invertemos essa polaridade negativa em positiva, veremos que podemos acender a Luz do nosso Espírito e que expiação pode se tornar uma provação, de onde queremos sair vencedores.

Honre seu Pai e sua Mãe, a qualquer tempo, se na velhice: assista-os, dê-lhe tudo que estiver a seu alcance, faça tudo que puder fazer de melhor, seja um(a) companheiro(a) Fiel e dedicado(a) na vida Deles, tende Paciência, tende Fé, Persista no Bem, Ame com o Coração, esqueça as dores do passado, e vire a página do Livro e comece um novo capítulo em sua vida. 

É possível recomeçar, basta querer, é necessário crescermos espiritualmente, e deixar a nossa infância no passado e com certeza todo Bem que fizeres a Eles, será seu advogado em toda a parte, dessa forma, o seu caminho na Jornada Evolutiva será de menos dores e espinhos, menos íngrime e encontrar terrenos planos, com colinas a serem superadas e não mais montanhas.

Confie em Jesus, peça ajuda a Ele e a seu Espírito Protetor, esteja disposto(a) a ser melhor, e a enxergar a vida com os olhos do Cristo.

Muita Paz!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Honrai vosso Pai e a vossa Mãe

Enviando Comentário Fechar :/