Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Fora da Caridade Não Há Salvação

Fora da Caridade Não Há Salvação

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 24/09/2020 15:49      Views: 70      Comentários: 0 

Será que a caridade é apenas dar coisas no semáforo? Neste artigo entenderemos um pouco mais sobre o que é Verdadeira Caridade, a Caridade como Jesus a Entendia.

Na terceira obra básica da Doutrina Espírita,"O Evangelho Segundo o Espiritismo", encontramos o capítulo 15, "Fora da Caridade Não Há Salvação" e logo no primeiro parágrafo encontramos a seguinte afirmativa:

"Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho."

Se estudarmos com atenção as passagens evangélicas que reportam os ensinamentos morais de Jesus encontraremos em todas as passagens a Caridade e a Humildade, estas virtudes são caractéristicas basilares do Amor Crístico, na qual Jesus nos ensinou praticando diariamente.

A caridade que praticamos aquela "de dar coisas ou de auxiliar materialmente pessoas" não é a verdadeira caridade, mas uma pequena parte de como devemos entender a Caridade, pois esta é uma conquista do Espírito quando consegue despertar esta virtude com plenitude, dessa forma, segue junto a Humildade.

Chico Xavier, Francisco de Assis, entre outros foram discípulos diretos da Humildade, do Amor e da Caridade como Jesus a conhecia, dessa forma, é nosso dever ajudar e auxiliar o nosso próximo com todas as forças, da forma como pudermos, porém, seremos chamados a prestar contas daquilo que podíamos de ter feito e não fizemos, ou seja, dar uma moeda é fácil, qualquer um dá, mas talvez aquele Ser queira algo mais, um conversa fraterna, alguém para ouvir suas experiências de vidas, que possa lhe dar Esperança e resgatar em si a Fé, alguém que possa lhe dar o Consolo fraternal.

Quando encontramos alguém em nosso caminho é porque algum Espírito amigo nos encaminhou aquele Ser até a nós, nos confiou a tutela temporaria para darmos um alento, amenizar o seu sofrimento e/ou ter alguém para conversar, pois se pararmos para pensar, quase ninguém dedica um tempo para uma conversa amiga e sincera com as pessoas, apenas damos a esmola e achamos que fizemos muito ou que cumprimos com a sua obrigação diária. A Caridade vai muito além de dar coisas.

A Verdadeira Caridade começa no Lar, pois ele é o nosso templo mais sagrado, de nada adiantar ser Bom para os outros, se no nosso Lar somos carrascos ou indiferentes, de nada adianta ser um Conselheiro do Bem para a atividade do Consolo e Esclarecimentos no centro espírita, se o nosso amigo, vizinho, colega ou chefe de trabalho estão com problemas e, o pior ainda, se nós somos a causa de suas preocupações.

O Espiritismo veio para convocar os Espíritas para o trabalho sincero no Bem para que possamos através das atividades espíritas dentro e fora da casa espírita possamos aprender com as pessoas que a vida nos coloca a disposição e com elas trocamos experiências e aprendemos muito.

Com certeza, aprendemos muito mais ao dedicarmos um tempo para ouvir pessoas e lhes consolar, dando bom ânimo, Esperança e Fé, do que ficarmos dentro de nossas casas vendo jogo de futebol, novela ou fazer o que mais gostamos "nada".

Jesus não está dentro da casa espírita, pois ele veio para os doentes e não para os sãos, pois Jesus é O Caminho, A Verdade e A Vida:

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim."

Mateus 25:34-45

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Fora da Caridade Não Há Salvação

Enviando Comentário Fechar :/