Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Evolução dos Mundos

Evolução dos Mundos

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 28/12/2019 15:17      Views: 1381      Comentários: 0 

Os planetas também evoluem? Como se dá essa evolução? Nós podemos interferir na evolução do nosso planeta?

Encontramos na literatura espírita diversas menções sobre o progresso dos mundos e como eles evoluem materialmente. É natural que os mundos passem por evoluções, e a nossa história demonstra isso, através dos tempos. 

Percebemos que no início do mundo, tudo era o caos e que o caos causado pela natureza nada mais era do que um estado da matéria em processo de preparação para as diversas formas de vida na Terra. Os processos de evolução que aconteceram e que estão acontecendo em nosso planeta são similares em outros mundos, porém, possuindo características planetárias diferentes.

Já vimos que a escala dos mundos, passam por fases que correspondem a um período evolutivo de seus habitantes, e vamos recordar que existem os mundos primitivos, os mundos de provas e expiações, os mundos de regeneração, os mundos felizes, e os mundos superiores, todas essas etapas decorrem do crescimento espiritual, ético e moral dos seus habitantes, no entanto, os mundos trabalham em sintonia magnética com os seus habitantes.

Na terceira obra básica do Espiritismo, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", escrita por Allan Kardec,  no capítulo 3 - "Há muitas moradas na casa do Pai", no item 4º, cujo título é "Progressão dos Mundos" escrito por Santo Agostinho, encontramos algumas explanações sobre o tema, vejamos:

"O progresso é uma das leis da natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados, estão submetidos a ela, pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere..."

"Ao mesmo tempo em que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. Quem pudesse seguir um mundo em suas diversas fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos da sua constituição, o veria percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas em graus insensíveis para cada geração, e oferecer aos seus habitantes uma morada mais agradável, à medida que eles também avançam na senda do progresso. Assim marcham paralelamente os progressos do homem, o dos animais seus auxiliares, o dos vegetais e o das formas de habitação, porque nada fica estacionário na natureza."

"A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao de hoje, e atingirá, sob esses dois aspectos, um grau mais avançado..."

Os três trechos que separamos para vocês, refletem muito bem que em tudo há progresso, desde o átomo até o anjo, do Ser inanimado ao Ser animado, dessa forma, Deus não desperdiça nada de sua criação e que a evolução de um depende do outro, e nessa sintonia tudo se influencia e se comunica conforme a Lei de Progresso, mencionada na primeira obra básica "O Livro dos Espíritos" no capítulo 8 do terceiro livro.

"Quando todos os povos estiverem no mesmo nível quanto ao sentimento do bem, a Terra só abrigará bons espíritos, que viverão em união fraterna. Os maus, tendo sido repelidos e deslocados, irão procurar nos mundos inferiores o meio que lhes convém, até que se tornem dignos de voltar ao nosso meio transformados. - Pergunta 789, comentário de Allan Kardec sobre o item III – Povos Degenerados"

A obra "A Caminho da luz" psicografada por Emmanuel, traz informações sobre todas as fases da evolução de nosso planeta e de seus habitantes. Destacaremos alguns trechos no qual iremos tecer breve comentário.

"Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias.

Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos.

A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família  humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção. - Cap. 1 A Gênese planetária - A COMUNIDADE DOS ESPÍRITOS PUROS"

Notadamente, percebemos que Jesus acompanhou a evolução da Terra desde o princípio e que ele junto de uma comunidade de Espíritos de escol coordenam o destino dos mundos que formam o nosso Sistema Solar. 

"...As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de confusão dos elementos físicos da organização planetária. Cap. 1 A Gênese planetária - A SOLIDIFICAÇÃO DA MATÉRIA"

Nesse trecho, Emmanuel se refere aos primeiros tempos da formação da Terra, onde os oceanos incandescentes e os gases traziam a atmosfera da Terra um cenário de caos, e, Jesus e seus trabalhadores ajudavam na formação da Terra, esculpindo a matéria e implantando as Leis Universais.

"Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandir-se em amor, claridade e justiça.

Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra, organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no universo galáxico. Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos seres do porvir. Cap. 1 A Gênese planetária - O DIVINO ESCULTOR"

"Sob a orientação misericordiosa e sábia do Cristo, laboravam na Terra numerosas assembléias de operários espirituais.

Como a engenharia moderna, que constrói um edifício prevendo os menores requisitos de sua finalidade, os artistas da espiritualidade edificavam o mundo das células iniciando, nos dias primevos, a construção das formas organizadas e inteligentes dos séculos porvindouros.

O ideal da beleza foi a sua preocupação dos primeiros momentos, no que se referia às edificações celulares das origens. Cap. 1 A Gênese planetária - AS CONSTRUÇÕES CELULARES"

Nestes trechos acima percebemos que Jesus e seus trabalhadores tiveram todo o trabalho e as preocupações com detalhes tão pequenos, mas que seriam importantes no futuro, para que o progresso fosse realizado de tempos em tempos, por isso, que dizemos sempre que Jesus está no leme desta embarcação chamada Terra.

A obra inteira de Emmanuel é um relato minucioso de fatos que aconteceram, que acontecem e que irão acontecer, e perceberemos em cada linha da obra, a presença do Divino Escultor Jesus e como Ele trabalha todos os dias para que o nosso mundo progrida através da evolução de seu habitantes, dessa forma, nós estamos em missão na Terra, e o "O Livro dos Espíritos" nos responde na pergunta feita por Kardec aos Espíritos:

" 573. Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?

R - Instruir os homens, ajudá-los a avançar, melhorar as suas instituições por meios diretos e materiais...Cada um tem a sua missão neste mundo, porque cada um pode ser útil em algum sentido."

É com essa resposta dos Espíritos Superiores que concluímos o nosso artigo, o mundo evolui todos os dias e nós estamos acompanhando o seu progresso?

Muita paz!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Evolução dos Mundos

Enviando Comentário Fechar :/