Reflexão: Mundo Hoje!

Reflexão: Mundo Hoje! - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso
Ícone de views - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso Views: 78
0 comentário(s)

Estamos vivendo, nesse momento, um vulcão de emoções e sentimentos, bons e maus, pois, há muitas coisas acontecendo no mundo que mexem com nossas emoções e com o nosso equilíbrio.


Jesus nos ensina a viver com equilíbrio, de forma inteligente e racional, em momento algum nos ensina a ser agressivos, zombeteiros, caluniadores ou violentos contra as pessoas que tenham opiniões divergentes das nossas, pois, devemos expor nossas opiniões sempre com serenidade e com empatia, e se diante do debate, faze-lo com racionalidade e equilíbrio.


Não consigo entender, sinceramente, como podem pessoas que se dizem espíritas e cristãs desejando o mal para o seu adversário, zombando de suas perdas, se divertindo com o adversário se dando mal, vibrando com a morte de pessoas que divergem de seu ponto de vista.


Isso é muito grave, pois, como cristãos que dizem ser, será que se esqueceram das máximas do Cristo: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo?


Esquecem-se que o adversário é um ser humano, um irmão que está aprendendo, que é Filho de Deus, que foi criado por Deus? Dessa forma, zombar, caluniar, agredir, desejar o mal e etc. a qualquer pessoa ou a qualquer criatura é o mesmo que faze-lo diretamente a Deus.


Não nos ensina Jesus a amar o nosso inimigo? A perdoar setenta vezes sete vezes?


"Bendizei os que vos amaldiçoam, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos caluniam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos Céus;". Mateus 5:44


"Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." Mateus 5:45


"Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?" Mateus 5:46


No livro de Levítico (19:18) fala o seguinte: "Não seja vingativo, nem fique vigiando contra os filhos do povo. Ame seu próximo como a si mesmo.


Deveríamos parar e resgatar o nosso equilíbrio, trabalhar com os ensinamentos de Cristo o tempo todo, não somente nos momentos que nos convém ser cristãos.


Se temos Jesus como nosso Caminho, Verdade e Vida, e se acreditamos que Ele é a Luz do mundo, porque nós o ignoramos e fazemos tudo ao contrário do que Ele nos solicitou: nos entregando às energias da discórdia, da covardia, da raiva, do ódio, da opulência, das reações impulsivas, da violência, da agressão, etc, enfim, nos entregando a todo tipo de paixões e de emoções deletérias que nos deixam na mesma vibração do que as trevas.


Será que nós cristãos estamos vivendo bem? Será que vamos desencarnar bem? Será que estamos agradando a Deus com nossas ações, atitudes e pensamentos? Será que ficar feliz com a morte, agressão ou sofrimento de nossos adversários agradam a Jesus? Será que estamos sendo fieis a Deus agindo da mesma forma como o inimigo age conosco? Isso é ser cristão?  


Recordemos que a Justiça Divina é reta e justa, portanto, todos nós no final da vida responderemos por tudo que fizermos de bom ou de mau, assim como o bem que deixamos de fazer, mas seremos medidos pelo nível de conhecimento que adquirimos em vida, no entanto, o espírita conhece as Leis que regem o mundo espiritual e o material, conhece o Evangelho de Jesus e seus mandamentos, portanto, não pode alegar ignorância.


Quem somos nós para julgar o malfeitor ou o adversário de nossas opiniões e crenças? Será que conseguimos penetrar na mente dele? Será que vivemos e convivemos com esta pessoa 24h por dia? Será que conhecemos toda a sua jornada evolutiva desde o princípio? Será que podemos dar-lhe um julgamento justo? Conhecemos essa pessoa de verdade ou só a conhecemos pelo dizem dela, pelas matérias de internet e/ou pela televisão? O quanto eu conheço essa pessoa de verdade?


"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." Mateus 5:4


"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Mateus 5:9


"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa." Mateus 5:11


De verdade, muito me choca e me entristece ver pessoas sendo pisoteadas pela maldade, pela soberba e pela ignorância, mas me choca mais é ver a alegria e zombaria daqueles que foram pisoteadas quando o malfeitor é também pisoteado, então, isso é senso de justiça? É isso mesmo: olho por olho, dente por dente? Pense: o que Jesus faria no meu lugar e o que Ele gostaria que eu fizesse diante dessa situação?


Mateus 5:38-39 "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Mas eu vos digo: Não resistais ao mal. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra."


Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os ProfetasMateus 7:12.


A verdade é uma só: "Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo”, portanto, tomemos cuidado, vigiemos e oremos por aqueles que nos fazem mal e divergem de nós, pois, são enfermos que precisam de nossa oração. O dia que entendermos, de fato, o poder do perdão e da oração, compreenderemos que podemos mudar aqueles que são maus e/ou são corações de pedra, convertendo-os em bons e com corações amorosos.


Esteja pronto para carregar a sua cruz, sem esmorecer, sem se exaltar, sem se desequilibrar, seguindo fielmente ao Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, pois, Ele é o Espírito mais perfeito que desceu a Terra, nosso modelo e guia: “Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas.O Livro dos Espíritos - Questão 886


Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23


Fora da Caridade não há Salvação” – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 15


Lembremo-nos todos: "Bendizei os que vos amaldiçoam, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos caluniam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos Céus;". Mateus 5:44

Tags para Pesquisa

mundo caos reflexão meditação espiritismo doutrina espírita

Destacamos para você

Temos 0 comentário(s) neste artigo

Faça o seu comentário sobre este artigo: