Mediunidade - Psicofonia
Segundo a obra básica da Doutrina Espírita, O Livro dos Médiuns, a Mediunidade de Psicofonia é uma faculdade psíquica onde o Médium pode conceder os orgãos da verbalização oral para um Espírito comunicante.
Sabemos que todo tipo de Mediunidade, seja ela ostensiva ou não, o Espírito que se comunica ou se manifesta possui afinidade vibratória semelhante com o Médium, ambos se atraem, dessa forma, o Espírito por ter essa afinidade e pelo esforço do Médium, em se elevar para o exercício da Mediunidade com Jesus, eles criam uma conexão vibratória, facilitando o processo mediúnico.
Na obra O Livro dos Médiuns, o Espírito Erasto informa que o Espírito utiliza-se do conhecimento intelectual do Médium para se expressar, assim sendo, o Espírito comunica-se de forma limitada, pois cada indíviduo encarnado possui suas limitações na área do conhecimento.
"Com um médium, cuja inteligência atual, ou anterior, se ache desenvolvida, o nosso pensamento se comunica instantaneamente de Espírito a Espírito, por uma faculdade peculiar à essência mesma do Espírito. Nesse caso, encontramos no cérebro do médium os elementos próprios a dar ao nosso pensamento a vestidura da palavra que lhe corresponda e isto quer o médium seja intuitivo, quer semimecânico, ou inteiramente mecânico. Essa a razão por que, seja qual for a diversidade dos Espíritos que se comunicam com um médium, os ditados que este obtém, embora procedendo de Espíritos diferentes, trazem, quanto à forma e ao colorido, o cunho que lhe é pessoal" - O Livro dos Médiuns: Cap 19. O Papel dos Dos Médiuns Nas Comunicações Espíritas, item 225
Na psicofonia os amigos comunicantes se expressam segundo o saber intelectual do Médium, e conseguem se expressar com essa limitação, onde o Espirito molda o seu saber com as expressões disponível do Médium.
Quando o Espírito vai se utilizar de um Médium psicofônico, Ele não entra no corpo do encarnado, apenas se aproxima do mesmo e por possuírem essa afinidade e sintonização, se conecta através de um tênue laço fluídico com a Mente do Médium que logo em seguida imprime o pensamento através da voz.
A situação do Médium durante o exercício mediúnico ocorre quase sempre com o Médium consciente, emprestando a sua voz para a expressão do Espírito, se o encarnado estudou e possui disciplina evangélica, terá total controle do aparelho fonético, podendo impedir que o Espírito fale palavras inadequadas ou ter reações agressivas, no entanto, é comum aqueles que não possuem qualquer disciplina ou conhecimento do seu potencial mediúnico e deixam os Espíritos expressarem-se como quiserem e isso prejudica a reunião e o trabalho dos Espíritos.
Quando na reunião mediúnica, o Médium que não possui disciplina e educação mediúnica deixar-se conduzir pelas ações e reações dos Espíritos, e estes fazerem algazarras ou perturbarem a reunião, estes Médiuns precisam ser afastados das reuniões, pois não estão aptos para o trabalho, por não possuírem o controle sobre a sua faculdade mediúnica, é necessário que estudem e busquem ajuda da coordenação da tarefas mediúnicas da casa.
"O médium falante geralmente se exprime sem ter consciência do que diz e muitas vezes diz coisas completamente estranhas às suas idéias habituais, aos seus conhecimentos e, até, fora do alcance de sua inteligência.
Embora se ache perfeitamente acordado e em estado normal, raramente guarda lembrança do que diz" - O Livro dos Médiuns: Cap 14. Dos Médiuns - MÉDIUNS FALANTES, item 116
A Mediunidade de Psicofonia, vulgarmente chamado de incorporação, requer muita disciplina do Médium, e um constante trabalho de desenvolvimento intelectual e moral para disponibilizarem aos Espíritos comunicantes maiores ferramentas para que Eles possam trabalhar e utilizar em suas comunicações.
Com certeza, os valores morais e intelectuais do Médium influenciam na potencial de expressão do fenômeno, se tivessemos maior interesse em ser ferramentas mais lapidadas para que os Espíritos pudessem se expressar, a Mediunidade seria mais clara e todos nós sairíamos ganhando com as comunicações, pois estas teriam um teor mais divino.
Muita paz!
SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sintomas do Desdobramento
Série Obsessão: II – Influência dos Espíritos e as Bebidas Alcoólicas
Perispírito e Suas Propriedades
Traição e Sexo Sem Compromisso
Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita
Mediunidade - Psicopictografia
Jesus é um Espírito Puro?
Tempos São Chegados Segundo o Espiritismo
Brayan Moraes Brayan Moraes - 18/02/2025 10:41:01
Ocorre no mundo espiritual a psicofonia? Em outras palavras... quando o médium é levado ao mundo espiritual para um trabalho, lá também ocorre psicofonia?
Avaliação: 1 estrelas
Jeferson Souza - 27/02/2025 13:03:17
Boa tarde Brayan, tudo bem?
A mediunidade de psicofonia ela pode ser utilizada em outros planos da matéria, vemos nas obras de André Luiz, por exemplo, Espíritos muito elevados que não conseguem se materializar nas colônias mais próximas do umbral e utilizam-se de equipamentos ou de Espíritos (desencarnados) que são médiuns no plano espiritual.
Muita paz!
Avaliação: 5 estrelas