Diferenças Entre os Espíritas e os Materialistas

Diferenças Entre os Espíritas e os Materialistas - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso
Ícone de views - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso Views: 75
0 comentário(s)

Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia; aquele que quer seriamente conhecê-la deve, pois, como primeira condição, sujeitar-se a um estudo sério, e se persuadir de que, como em toda outra ciência, não se pode aprender brincando.O Livro dos Médiuns – Cap 2 – Método, Item 18


Com base neste parágrafo que iniciamos o nosso estudo de hoje onde o objetivo sério da Doutrina Espírita não pode ser negado nem por aqueles que são descrentes do Espiritismo, pois Ele é a reunião tríplice de estudos: Filosofia, Ciência e Religião. Todas são importantes, porém a maior dentre elas é a Religião.


Todo aquele que quiser estudar o Espiritismo poderá fazê-lo desde que encare as pesquisas com seriedade e não como brincadeira ou por hobby, pois para estes, o Espiritismo que há em seus corações e em suas mentes, não alçará vôos maiores e quase sempre acaba em decepção.


Aqueles que procuram prosélitos dentro da Doutrina Espírita se decepcionarão, pois essa não é uma doutrina de cunho inteiramente material, porém, Espiritual. O tempo do proselitismo usado para encantar mentes invigilantes já passou, agora são necessários estudos sérios com finalidade de evolução da Humanidade.


Algumas pessoas querem ser médiuns do dia para a noite, e outros quando alcançam a mediunidade dentro da Casa Espírita, acreditam que já sabem tudo e não precisam mais estudar, dessa forma, para estes que pensam assim que possam entender que o Espiritismo deve ser cercado de estudos constantes dentro da própria Doutrina e fora dela, pois o verdadeiro Espírita é aquele que estuda todas as obras sem desmerecê-las ou julgá-las, mas possuidor de um raciocínio lógico e maduro.


Não devemos encarar o Espírita como sendo um mero trabalhador, médium ou frequentador de centro, mas aquele que estuda sobre todas as questões de interesse da humanidade. Estudar outras religiões é muito importante para conhecermos a sua Espiritualidade, Filosofia, sua Ciência. É a Doutrina de amparo e consolo fraterno, que presta o serviço de esclarecimentos diante dos desafios da Vida.


O Espiritismo, já o dissemos, toca em todas as questões que interessam à Humanidade; seu campo é imenso e é, sobretudo, em suas consequências que deve ser examinado.O Livro dos Médiuns – Cap 2 –  Método, Item 18


Tempos renovadores estão se aproximando da humanidade terrestre e precisamos nos preparar para novos tempos que são chegados, assim como a passagem bíblica onde o nosso Senhor Jesus comenta sobre a parábola do banquete de casamento (ver Mateus 22:1 à 14 e Lucas 14:5 à 24).


Partindo desse entendimento é necessário compreendermos que o materialismo e o Espiritismo são forças que se opõem, porém a Doutrina Espírita vem lançar uma luz na humanidade, onde o materialismo a cada dia vai se extinguindo com o apoio indireto da Ciência.


Há vários tipos de materialistas reencarnados na Terra, Kardec tratou cada um deles separando-os em grupos, e esse estudo do Codificador se encontra na segunda obra básica da Doutrina Espírita, “O Livro dos Médiuns” e vamos trazê-los à tona, pois poucos Espíritas conhecem esse estudo de Kardec, por falta de interesse em estudar.


Materialismo do Absolutista: Podemos definir variadas características possíveis para este grupo de materialistas, porém, a de maior expressão é a negação absoluta das Verdades de Deus, para estes: Deus não existe e, nada que não seja visto não existe, porém, alguns duvidam até de suas próprias existências.


São convictos de suas certezas, negam tudo que está em oposição ao seu saber e conhecimento, alguns radicais, outros mais moderados. O fazem por orgulho, vaidade, por amor próprio e quando observam que suas ideias estão sendo vencidas fazem de tudo para que não perderem a queda de braço, não gostam de serem menosprezados por ideias que não compreendem.


Se estes vissem o Mundo Espiritual, não creriam, pois acreditariam que se trataria de uma miragem, uma ilusão, uma criação mental ou quem sabe de uma fraude, jamais admitiram crer naquilo que combatem, mesmo que a prova estivesse diante de seus olhos.


Materialismo Por Incredulidade: É o grupo de maiores adeptos do que o anterior, porém, são materialistas porque não viram para crer, deixam de pertencer a este grupo quando são esclarecidos ou apresentados às provas físicas, palpáveis ou através de experiências particulares inconstestáveis.


São incrédulos apenas por desconhecer as Verdades Divinas. Alguns deles, palpitam em sua mente as Verdades Divinas, mas são críticos, não radicais, não creem porque não tiveram a oportunidade de experimentar ou de ser provados dessas Verdades.


Materialismo de Interesse: Estes são aqueles que compreendem até certo ponto o Espiritismo e as crenças espiritualistas, porém, fazem de tudo para negá-lo devido a interesses particulares.


Compreendem também a este grupo aqueles que já praticaram crenças espiritualistas, porém, saíram dessas crenças, por que havia um conflito que prejudicava o seu interesse material, e assim como, há aqueles que nunca ingressaram em nenhuma crenças, porém, conhecem as Verdades Divinas, mas as negam até a morte.


Materialismo Por Comodismo: Nestes, encontramos tanto os materialistas quantos os espiritualistas, pois ambos se confortam nas características do comodismo, e permeiam quando se convertem em espiritualistas, porém, comedidos e moderados.


Dessa forma, crêem até certo ponto, desde que não tenham que fazer muito esforço ou que não aflija seu entendimento material. Apreciam as crenças espiritualistas, porém, não são capazes de seguir sua filosofia e nem procuram o progresso da própria alma, alguns procuram cargos religiosos, outros procuram por exaltações e posições de destaque ou importância diante da sociedade.


Aceitam tudo pelo ouvido, superficialmente, mas não buscam o exercício, pois o egoísmo e o orgulho são suas principais características, não desejam deixar as práticas do prazer do mundo material e permanecem nesta crença religiosa enquanto tiverem algo que os satisfaça o ego, por exemplo, o status hierárquico ou sua posição de superioridade diante os outros.


Materialistas Por Decepção: Este é mais um grupo de materialistas que já foram espiritualistas, porém, se decepcionaram com as crenças, e isso é uma lastimável realidade dentro da Doutrina Espírita.


Muitos adeptos do Espiritismo procuram a Doutrina não por necessidade, mas motivados pela curiosidade mesquinha e ignóbil, outros a procuram por necessidade e há aqueles que ingressam nas fileiras espíritas com a finalidade de vivenciar proselitismos.


Todos esses acabam se decepcionando, cedo ou tarde, pois procuram o supérfluo, e algumas vezes se entregam a aventuras que denigrem suas próprias imagens mesmo possuindo boa-fé, fazendo-se ridículos para seus confrades e para a sociedade, e outros percorrem para as vias das fraudes e do charlatanismo.


São decepcionados por falta de conhecimento, sem dedicar-se ao estudo sério da Doutrina. Decepcionam-se por equívocos que eles mesmos nutriram e buscaram, alguns estavam conscientes do erro, mas a fama e glória dos homens o tornaram cego para enxergar o equívoco.


Muitas vezes são fervorosos espíritas, mas se decepcionam por serem afrontados em seu orgulho ou quando ferem seu ego, quando perdem o cargo ou uma posição de visibilidade dentro de uma instituição espírita.


Após essa tragédia que sofreram por culpa própria, voltam-se ao materialismo, criticando e responsabilizando a Doutrina Espírita e/ou terceiros por sua própria falta de juízo, de senso moral, pela inexperiência e desconhecimento parcial ou total sobre o Espiritismo.


***


Agora entraremos no estudo sobre as características dos grupos espíritas e espiritualistas que existem em nossas Casas Espíritas.


***


Espíritas Incertos: São aqueles Espíritas que ficam pingando nos Centro Espírita, ora está numa, ora está noutra, e muitas vezes, não está em nenhuma, mas se crê espiritualista e não mais Espírita, porém, mantém simpatias com as ideias Espíritas.


Há aqueles também que procuram o Espiritismo, e nele se mantém atuante de boa vontade e boa fé, porém, se identificam também com outras religiões e as frequenta ou estuda a fundo. Nada de errado tem em ser Espírita e frequentar outros templos religiosos, achamos benéficos conhecer as atividades de outras crenças, porém, o que nos chama a atenção é que ela não sabe definir-se como Espírita, Espiritualista, Universalista ou qualquer outra crença.


Neste grupo podemos acrescentar os Espíritas que não são só Espíritas, mas que procuram estudar as obras de Kardec e de outras religiões com o intuito de fundir os conceitos e princípios dessas crenças em uma mesma filosofia. Também nada temos contra essas práticas, mas o Espiritismo é a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. 


Dessa forma, não podemos aceitar que as atividades de um ledor de sorte, de um radiestesista seja uma prática Espírita, mesmo que estas atividades sejam dignas de nosso respeito e tenham seus estudos bem fundamentados, mas nada nos impede de conhecer e estudá-las.


Espíritas Sem o Saberem: São pessoas que não frequentam o Espiritismo e/ou que nunca ouviram falar sobre o Espiritismo, mas sem o saberem falam sobre os princípios basilares da Doutrina Espírita.


É muito comum encontrarmos pessoas mais simples ou que se dizem católicos não praticantes que acreditam na reencarnação, na pluralidade dos mundos habitados, na mediunidade, entre outros princípios que professamos na Doutrina Espírita.


Há aqueles que procuram viver a sua existência de maneira reta, digna e não se permitem qualquer desvio moral diante das situações mais embaraçosas, bem como podem escrever livros ou realizar qualquer outra atividade que apresentam princípios do Espiritismo sem o saberem.


Espíritas Experimentadores: Este grupo pertence aqueles que se ligam às questões intelectuais e da observação de fenômenos mediúnicos. Afinizam-se pelos temas mais ligados ao intelecto, porém, não desmerecem suas atenções aos pilares da Filosofia e da Religião.


Há aqueles, é claro, que estão em busca somente do estudo e da observação da intelectualidade, todo grupo há suas exceções.


Espíritas Imperfeitos: São aqueles Espíritas que conhecem a moral cristã, a Filosofia Espírita, porém não as práticas. 


Mantêm-se com suas imperfeições, o orgulhoso continua orgulhoso, o vaidoso continua atuante na vaidade, o arrogante persiste no erro, e assim por diante. O fato de serem Espíritas não os modifica o progresso e a correção de seus erros, estão confortáveis como sua comodidade.


Espíritas Exaltados: Procuram sempre ver o lado Bom das coisas, porém, de forma muito exageradas e não raramente, deixam-se enganar por Espíritos mistificadores e zombeteiros. Diante de um obstáculo que a razão lógica nos faria compreender da preocupação eminente da catástrofe que se aproxima, este Espírita procura fazer um julgamento raso ou equivocado da situação, pois não possuem capacidade mais lúcida de julgamento.


E não raramente, estes Espíritas prejudicam os trabalhos e os estudos mais sérios sobre a Doutrina Espírita, pois falam o que não sabem, pois lhes falta o entendimento mais aguçado sobre as coisas do Espírito e da matéria.


O problema maior é que este grupo de Espíritas por sua incapacidade de julgar, comentar, esclarecer ou falar sobre o Espiritismo fornece aos materialistas e incrédulos ferramentas para que possam combater o Espiritismo.


Espíritas Cristãos: Este grupo é formado por Espíritas que procuram sempre fazer o exercício da caridade, renovando-se como Espíritos Imortais, praticando a moral cristã, estendo a mão ao próximo.


Compreendem que a Terra é uma escola, atualmente de provas e expiações, porém, não deixam-se abater pelos desafios da existência e enfrentam suas imperfeições com coragem e buscam incansavelmente a sua própria evolução e daqueles que estiverem ao seu alcance. Auxiliam, consolam, confortam, esclarecem, dão o pão material e o espiritual, são os trabalhadores de Jesus. 


***


Compreendemos através desse estudo que todos nós Espíritas precisam estudar o Espiritismo, pois não o compreendemos o suficiente ainda, não estamos maduros. O conhecimento traz a sabedoria, e a sabedoria nos fornece a Lucidez para o nosso Espírito.


Aprendamos que o futuro do Espiritismo está nas nossas mãos, nós estamos trabalhando nas Casas Espíritas não para o hoje, mas para o amanhã, pois, quanto mais contribuirmos positivamente para o desenvolvimento da Doutrina Espírita, melhores estaremos preparados amanhã.


Embora muitos Espíritas acreditam que as obras de Allan Kardec estão ultrapassadas e que é necessário atualizá-las, gostaria de perguntar a eles, se já temos conhecimento suficientemente maduro para reformular o Pentateuco Espírita? Você já estudou por menores todas as obras e revistas de Allan Kardec? Conhece “ipsis litteris" a obra de Allan Kardec, a compreende e a prática diariamente? Domina todas as questões da Física, da Química, da Biologia, da Astronomia, das estruturas imateriais, dos mecanismos do Mundo Espiritual que estão contidos em todas as obras de Allan Kardec?


O Pentateuco Espírita é apenas uma primeira amostra do que será no futuro, é uma base fundamental para que não venhamos deturpar a Doutrina Espírita com atitudes, ações e ideias revolucionárias e que não se encaixam dentro do Espiritismo.


O Espiritismo é Kardec e como complemento temos as obras de Leon Denis, Chico Xavier, Zilda Gama, Yvonne do Amaral Pereira, Gabriel Dellane, entre outras obras espíritas, que nos possibilitam compreender com maiores detalhes as obras do Pentateuco Espírita.


Aprendamos a estudar e não ler livros. Estudar é pesquisar, observar, comparar trechos entre livros, é fazer anotações, meditar, etc.., pois quando lemos, não fazemos nenhuma análise sobre o conteúdo, apenas vamos virando as páginas e imaginando situações sem profundidade.


Como disse Kardec, na sua obra básica: “O Livro dos Médiuns” – cap.2, item 18, Espiritismo não é para quem quer brincar de ser Espírita, não é para quem não busca a curiosidade, pois, o Espiritismo é uma doutrina séria que exigirá do Espírita, muitos mais do que estudar e praticar, mas renovação e experimentação particular.


O Espiritismo é o Evangelho redivivo que traz Jesus novamente para junto da Humanidade e nós como seus trabalhadores, devemos nos preparar todos os dias para não causar divergências e interferências opositoras aos princípios da Moral Cristã recuperada através do Espiritismo Cristão.


Muita paz!

Tags para Pesquisa

materialismo materialista espírita espiritualidade espiritualista

Destacamos para você

Temos 0 comentário(s) neste artigo

Faça o seu comentário sobre este artigo: