Ante os pequeninos


“Na infância, surge, renovado, o germe da perfeição, tanto quanto na alvorada recomeça o fulgor do dia.
Estende os braços generosos e ampara os pequeninos que te rodeiam” Livro: Taça de Luz – Emmanuel
“Na alma da criança reside a essência da paz ou da guerra, da felicidade ou do infortúnio para os dias que virão.
Conduzirmos, pois, o espírito infantil para a grande compreensão com Jesus é consagrarmos nossa vida à experiência mais sublime do mundo — o serviço da Humanidade na pessoa dos nossos semelhantes, a caminho da redenção para sempre.” Livro: Cartas do Coração - Meimei
Meimei nos lembra da importância que os pais têm na formação de seus filhos, especialmente na orientação durante esse período crucial de construção do caráter. Nesse momento, é necessário oferecer estímulos que possibilitem o crescimento com valores que os tornem bons seres humanos.
Negar à criança, em sua fase inicial, os bons valores e as boas memórias é negar-lhe todo um futuro promissor. A criança, ainda um Espírito reencarnado, tem por missão contribuir para as instituições e promover seu próprio progresso espiritual.
É na infância que a criança, ainda em estreito contato com o mundo espiritual, não tendo completado totalmente sua reencarnação, está mais aberta a receber valores e entendimentos que construirão seu futuro. Daí a importância vital da família: ensinar, viver e incentivar o bem desde cedo.
“Organizemos o lar que forma o coração e o caráter, e a escola que iluminará o raciocínio.” Livro: Coletânea do Além – Emmanuel
“Toda criança é um mundo espiritual em construção ou reconstrução, solicitando material digno a fim de consolidar-se.” Livro: Sinal Verde – André Luiz
Além do apoio dos pais e da família, é fundamental acompanhar as crianças nas suas atividades escolares, atender às suas necessidades de saúde e ensiná-las sobre a importância da fé e da crença em Deus.
A religião, aliada à família, estabelece alicerces essenciais para que a criança assimile valores espirituais em sua formação. Dessa forma, ela aprende a cultivar virtudes como amor, fé, confiança, empatia, esperança e tantas outras fundamentais para a formação humana.
“Sabes conduzir a criança ao concurso da escola, à assistência do pediatra, ao auxílio do costureiro ou ao refazimento espiritual nos espetáculos recreativos. Por isto mesmo não lhe sonegues apoio ao sentimento para que o sentimento se lhe faça correto.” Livro: Na Era do Espírito – Emmanuel
Ensinar a fé à criança e apresentá-la aos valores espirituais transforma-a em um adulto mais equilibrado, menos suscetível à revolta, ao ódio e à raiva, e mais capaz de controlar suas emoções e sentimentos. Isso só é possível, no entanto, se os mestres no lar forem exemplares na fé e na prática do bem.
Não se educa pelo mau exemplo. Como pode o pai cobrar a verdade do filho se ele mesmo não a pratica? Como exigir honestidade se mente descaradamente quando a situação o comprometer? Onde está o nosso compromisso com a verdade? A educação se dá pelo exemplo, e o exemplo começa em casa.
“Os primeiros mestres são os pais. O exemplo há de começar em casa, a demonstração há de iniciar-se pelo pensamento, pela palavra, pela atitude, pela vivência.” Livro: O Evangelho de Chico Xavier – Chico Xavier
Essa reflexão é um lembrete das responsabilidades e deveres dos pais, e da necessidade das crianças em serem amparadas pelo ambiente familiar. É no seio da família que ocorre o primeiro contato com os valores e as virtudes do Espírito nobre. Assim, cabe aos pais buscar, por meio da disciplina e do exemplo, apoiar a formação das crianças.
As crianças são nossas alegrias e enchem nossas vidas de felicidade, mas exigem uma atenção constante para que o mundo não deturpe os valores que aprenderam em sua família. Por isso, é fundamental que os pais acompanhem o crescimento de seus filhos, incentivem boas ações e pratiquem o exercício da fé. Devem estar atentos ao que seus filhos assistem na internet e na TV, pois nem todos os desenhos animados, vídeos, leituras ou programas de TV são adequados para sua formação. Não podemos permitir que os valores que ensinamos às nossas crianças sejam corrompidos. Acompanhemos sua formação até a vida adulta.
"Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, porque deles é o reino de Deus. " Lucas 18:16