Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sintomas do Desdobramento

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sintomas do Desdobramento

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 19/06/2016 02:38      Views: 25172      Comentários: 21 

Neste artigo iremos abordar superficialmente alguns dos sintomas mais comuns que ocorrem durante o mecanismo do desdobramento espiritual.

Os mecanismos da natureza funcionam em perfeita sincronia e harmonia, tudo ocorre de forma natural nas leis universais, mas a visão limitada do Ser encarnado é ainda um empecilho para que os mecanismos do desdobramento sejam vistos por nós como um processo do desconhecido.

O desdobramento ocorre em algumas situações, quando entramos em meditação profunda, ou durante o sono, ou quando cochilamos e em alguns processos mediúnicos, no entanto, iremos nos deter neste artigo somente ao estudo do sono.

Quando dormimos entramos numa espécie de transe e desconectamos do estado da vigília chamado pela ciência de DELTA para o ALPHA que é o sono propriamente dito, no entanto, nessa transição de um estado para outro há um processo intermediário onde o nosso corpo adormece e o nosso Espírito continua desperto, agora no perispírito, e depois algum tempo, adormecemos

Nesta etapa do desdobramento o laço fluídico mais sutil chamado de Cordão de Prata, que prende o perispírito ao corpo se afrouxa, e na medida em que o Espírito se afasta de seu corpo, mais fino e tênue vai ficando, porém, não há perigo deste laço ou cordão se arrebentar e também nenhum Espírito inferior poderá arrebentá-lo ou rompe-lo. Os bons Espíritos só podem rompe-lo quando há motivo justo(como o desencarne natural) e permissão de seus superiores, pois é este o laço principal que quando rompido por Espíritos superiores especializados em desencarne, é que se finaliza a morte do corpo físico e a libertação do Espírito.

No entanto, há algumas pessoas que não adormecem logo que o seu corpo se aproxima do estado ALPHA, eles permanecem acordados no corpo perispiritual e com isso podem experimentar os sintomas do desdobramento.

Embora, a primeira vez, seja um pouco ou muito incomodo para algumas pessoas, para estas, o incomodo ocorre por que desconhecem os mecanismos do desprendimento temporário do Espírito, e chegam até aterrorizarem-se a tal modo que buscam de forma desesperada voltar ao corpo se jogando sobre ele e não conseguem, e ficam nesse ciclo desesperador por algum tempo, até que cansados e mais calmos (através da prece), pensam no corpo e de imediato retornam. 

Observação: Não entraremos, neste momento, em detalhes sobre os mecanismos de cada um dos sintomas citados abaixo.

SINTOMA DE INFLAR ou INCHAR- É um sintoma comum que acontece tanto na entrada como na saída do perispírito no corpo. Esse sintoma passa uma sensação de inchaço ou como se estivesse inflando como um balão, o Espírito sente o seu corpo perispiritual se expandir em todas as direções.

SINTOMA DE ESTALOS INTRACRANIANOS - É um sintoma que acontece tanto na entrada como na saída do perispírito no corpo. Quando os laços fluídicos de todo o corpo físico vão se afrouxando, ouve-se ruídos no "cérebro" do perispírito, como zumbidos, barulhos semelhantes a helicópteros, estalos, apitos, etc.

Nota: Citamos aqui "os laços fluidicos de todo o corpo físico", pois no momento do afrouxamento das conexões do corpo e do perispírito são feitas muitos por laços que os conectam, e a medida que o processo se desenrola unem-se em um laço fluídico principal, chamado de cordão de prata.

SINTOMA DE CATALEPSIA - É um sintoma que é aterrorizador para quem não está acostumado com o mesmo. É uma sensação de paralisia geral, como se todo corpo estivesse anestesiado, no entanto, isso ocorre com muita frequência na reentrada do perispírito ao corpo. Às vezes o seu perispírito volta ao corpo e a consciência desperta antes do seu corpo perispíritual conectar-se e "se encaixar" ao veículo físico.

SINTOMA DE DESLOCAMENTO - Esse sintoma é muito comum, uma vez que a sua consciência é despertada por um ruído do ambiente que o seu cérebro tenha captado, mas o seu perispírito está fora do corpo, e de forma imediata em alta velocidade você retorna em direção do seu corpo físico, e sente uma espécie de "afundamento do colchão" e logo em seguida acorda.

SINTOMA DE FALSA QUEDA - Este sintoma é muito comum quando cochilamos. Ocorre quando estamos saindo do corpo, mas a nossa mente quer manter-se em vigília e quando os laços fluídicos começam a se afrouxar, a nossa mente percebe e acordamos de forma abrupta sentindo a sensação de queda e/ou sentimos também o acordar assustado.

Todos estes sintomas são naturais, há muitos outros que não há tempo para comentar neste artigo. Indicamos que se você sentir um desses sintomas, mantenha-se o mais calmo possível, não tenha medo, busque concentrar-se no seu corpo se a ele desejar voltar, caso queira ter experiências espirituais pense em boas coisas e solicite a ajuda de seu Espírito protetor.

Fora do corpo, o medo e o desespero são percebidos com mais lucidez e com mais intensidade do que quando estamos no corpo, portanto, o mesmo ocorre quando sentimos boas emoções e sentimentos fora do corpo.

Lembremo-nos que fora do corpo tudo é realizado por meio do pensamento, basta pensar para criar, pense em um lugar e já estará lá, mas há uma educação para isso, que talvez, a maioria de nós ainda não aprendemos.

Recomendamos a leitura dos artigos:

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sensações no Mundo Espiritual

SÉRIE DESDOBRAMENTO - O que seu Espírito faz durante o sono?

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Tipos de Saída do Corpo

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sintomas do Desdobramento

Já temos 42 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Dani Santos

Dani Santos

Querido amigo Jeferson, gostaria por favor de obter sua ajuda.
Já tive alguns desses sintomas, incluindo o fato de saber que era um pesadelo e conscientemente voltar ao corpo, porém de uns tempos para cá apareceu um novo sintoma, eu acordo sentindo muito frio, tremendo de frio. Mesmo estando agasalhada, então o que faço é induzir o corpo a tremer mais para agita-lo e eliminar a sensação de extremo frio. Depois de um tempo fico normal ou até começo a suar, pois o ambiente na verdade não estava tão frio. Já ouviu relatos desse sintoma? Me explica algo, por gentileza. Muito obrigada, muita luz para todos.
★★★★☆DIA 08.02.18 01h01RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Dani Santos, tudo bem?


Interessante a sua experiência, porém, infelizmente, ficarei devendo, pois, nada sei sobre o que realmente pode ter acontecido com você durante a sua experiência.


Nunca tinha ouvido um relato do gênero.

Atenciosamente,


Jeferson Souza

★★★★★DIA 10.02.18 14h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Alex Teixeira

Alex Teixeira

Bom dia, me chamo Alex Ferraz, 34 anos, desde pequeno sempre tive esses sonhos etc... porem foi na. pre adolescencia que comecei a ter esses. Nem die explica o nome. Mas vou tentar passar a informação ok.
Primeiro adormeço, depois de um tempo, consigo ver, sentir, ate me arrepio so de escrever. Quando dou conta ja estou , preso no corpo, antes tinha a sensacao de estar a ser observado, porem de uns anos pra ca, num intervalo nao extenso, eu venho ficando mais assustado, hoje, dia 31 de Janeiro de 2018 as 3.36 da manha, horario de Luanda Angola, cidade onde vivo a 5 anos, acordei assim.....
Adormeço, desta vez, estava a deitar de lado e me vi de bruços, senti algo me tocar, como se quisesse mexer comigo, entao me esforcei pra nao sofrer, entrei em panico, pois me tocou, e eu , no meu entender, esticava as pernas num ato desesperado pra virar e poder ver, porem so vi pelo reflexo do material do sofa, local que adormeci, que se tratava de alguem, nao sei se era homem ou mulher, o que sei e que senti como se quisesse, como posso ser direto, me penetrar. Foi mesmo sinistro, imagina, estou deitado, e alguem senta na minhas costas e depois, mesmo pela roupa, no caso cueca, senti ser tocado. Dai bateu desespero total, entao comecei a gemer, como quem quisesse gritar , e, comecei a ter forças pra, reagir, mas o desespero parecia interminavel. Gemi cada vez mais, ate que senti , a sensacao de estar a ser observado, diminuindo, e vi, pelo reflexo do material do sofa, a sobra se levantar, indo emboss, e, bummmm, despertei.
Dai, peguei o telefone e pesquisei e achei a vossa postagem! Entao, pode me explicar sombre isso??
Por favor me ajude a compreender , pois parece q estou a cada sonho desse, ou melhor seria pesadelo desse, sinto a presença mais forte e mais perto. Tenho medo do desconhecido.
Aguardo ansioso uma possivel ajuda, obg
Sr. Alex Ferraz
Obs. Ja sao 4.43 da manha, e estou esperando clarear pra ir trabalhar, to cheio de sono mas com receio de durmir.
★★★★★DIA 31.01.18 01h55RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Alex Ferraz, tudo bem?


Pelo que você descreveu me parece ser um desdobramento. Bem, seria interessante você continuar estudando sobre o tema, e também buscar melhorar o seu pensamento e suas atitudes diariamente, pois elas influenciam muito em suas experiências.


Quando sentir uma presença, recomendo que você faça uma oração, não para afastar a aproximação espiritual, mas para que você possa contar com a presença de bons Espíritos ao seu lado e que você deseja ter boas experiências, e se possível ajudar alguém. 


Quanto mais você estudar mais conhecimento você terá e menos desconhecido o tema lhe será também. Estude, pesquise e mude a sintonia espiritual através de pensamentos e atitudes. Lembrando que no plano físico, o que vale é o pensamento, e é através dele que você se conecta com os Bons Espíritos e/ou com Espíritos inferiores.


Estudando o tema, você criará em sua casa um ambiente melhor sintonizado e mais pacífico energéticamente falando.


Espero ter ajudado!


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 31.01.18 20h38RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Helen Alves

Helen Alves

Tive uma experiência péssima recentemente, e uma amiga minha disse que poderia ser o desdobramento, mas após ler o artigo, ainda fiquei em dúvida se foi ou não.
Aconteceu o seguinte:
Eu deitei para dormir, e logo estava cochilando com aquela sensação de estar dormindo, mas ainda consciente das coisas ao redor.
No entanto, o sono se aprofundou, e eu comecei a ter um sonho comum.
Contudo, eu "acordei" de repente, mas não conseguia me mexer. Eu tentava me mover e era impossível, tentei gritar mas não saía nenhum som.
Só que aí, eu acordei outra vez. E percebi que aquilo tinha sido um sonho.
Mas quando levantei, umas caixas que geralmente ficam perto de onde durmo, não estavam lá, só tinha pó e uma chave.
E quando peguei a chave, acordei outra vez!
Mas nessa vez, eu percebi a sensação igual das outras, e sabia que estava sonhando de novo. E comecei a ficar desesperada, porque parecia um ciclo infinito de acordar em sonhos.
E eu tentei acordar, mas não conseguia. Então olhei para o lado, e tinha umas aranhas vindo na minha direção. E eu tentava levantar a mão para fazer alguma coisa. Mas era extremamente difícil, porque tudo parecia muito pesado e estranho.
Assim, só fechei os olhos e tentei fazer de tudo para acordar.
Até que consegui.
Mas estou com medo de dormir de novo, e ter a mesma experiência.
O que aconteceu, foi o desdobramento?
★★★★★DIA 15.01.18 12h36RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Helen tudo bem?


Então, não posso afirmar que sim e nem que não, mas posso lhe proporcionar uma posição segundo o meu conhecimento no assunto, acredito que tenha sido sim um desdobramento, mas com alguns fatos de onirismo, de fantasia, criada por sua mente.


É muito comum, acordar dentro de um "sonho", peço que busque mais conhecimento sobre o assunto, estudo também sobre sonhos lúcidos, e com o tempo a sua experiência será muito gratificante para você, sintonize-se com bons pensamentos, ações e atitudes, mude o seu ambiente vibratório e tudo começara a mudar em suas experiências extracorpóreas. Sintonia e pensamento são tudo fora do corpo.


Espero ter ajudado!


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 19.01.18 20h56RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Estrela Syrius

Estrela Syrius

Boa noite...nos ultimos dias aconteceu uma coisa, fui deitar a tarde e coloquei o relogio para desperta, quando o mesmo despertou eu levantei e coloquei a roupa, so que me deu uma sensação ruim, pois eu não tinha levantado da cama ainda estava deitada, e tentei de novo ate que consegui despertar e levantar.
★★★★★DIA 11.01.18 03h48RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Estrela Syrius, tudo bem?


Bem, pelo seu relato, é possível que tenha saído do corpo, ou seja, tenha experienciado uma viagem fora do corpo. A sensação ruim que você sentiu, normalmente pode ser na verdade a presença espiritual ou até mesmo as energias que você estava trazendo do dia a dia. Caso isso ocorra de novo, não se esqueça de realizar preces e solicitar a companhia de seu Espirito protetor.


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 13.01.18 14h26RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Tania Martins

Tania Martins

Eu tenho medo, porque sempre tem espiritos perto e não consigo acordar. Geralmente gemendo como se estivesse num pesadelo minha mae ou minha filha me acordam. Todos se assustam, sempre ruim.....muito medo ...nunca me acostumo...
★★★★★DIA 05.01.18 15h18RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Tânia Martins, tudo bem?


O medo ele é um fator prejudicial para o despertar de sua consciência, busque estudar mais sobre o assunto,conhecer mais, pois o medo é um fator de desconhecimento sobre alguma coisa ou um assunto, a medida em que você for conhecendo e estudando, você irá entendendo e o medo vai diminuindo.


Procure também levar uma vida com mais serenidade, mais auto conhecimento e mudar a sua sintonia vibratória, e isso irá te ajudar a melhorar suas experiências extracorpóreas, aprimore-se no dia a dia, e isso irá aos poucos lhe ajudando. Normalmente é uma questão de sintonia, se buscamos o Bem e fazer coisas boas, ter boas atitudes, bons pensamentos e boas ações, nossa sintonia está neste grau, nos dois lados da vida, e isso nos faz se aproximarem de nós, Bons Espíritos, mas se somos invigilantes e não fazemos nada para nos melhorar como Espíritos, os Espíritos inferiores são as nossas companhias nos dois lado da vida.


Tudo no Universo é uma questão de sintonia,não estamos dizendo que você está tendo essas experiências ruins, simplesmente porque você está atraindo o ruim, não, nós acreditamos que no seu caso, falta estudo e conhecimento para melhor compreender os processos da vida fora do corpo,e com isso, os Espíritos inferiores se aproveitam do cenáculo para te proporcionar experiências ruins. Se buscar estudar o assunto e conhecer a si mesmo, aos poucos isso vai melhorando.


Não se esqueça da oração, antes e durante essas experiências, e isso te ajudará muito.


Indico procurar na internet e no Youtube sobre o tema, tem muitas abordagens que vão te elucidar melhor.


Muita paz!

★★★★★DIA 06.01.18 22h42RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
karoline oliveira

karoline oliveira

Olá, por muitas vezes tive sonhos de pessoas correndo atras de mim para me matar e quando eles me alcançavam eu começava a lutar com eles e eles me matavam e eu acordava com o coração muito acelerado, depois comecei a ler a bíblia todos os dias e acabou esses sonhos. Agora quando vou dormir no começo da noite onde parece que nem cheguei a adormecer direito ando vendo pessoas, normais com roupas e me assusto muito eu grito e bato kkkk e qndo acendo a luz some.
tenho muito medo, mas quero entender o que está acontecendo. desde já agradeço.
★★★★★DIA 02.01.18 14h51RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Karoline tudo bem?


Primeiramente, recomendamos o estudo sobre o desdobramento e as leituras de obras espíritas que comentam sobre o sono, como "O Livro dos Médiuns" e a obra "O Livro dos Espíritos", ambos tem conteúdo base para o seu estudo.


O que acontece é que você possivelmente possa estar se desdobrando do corpo ao adormecer e vendo Espíritos, o que é normal ocorrer todas vezes que adormecemos, mas na grande maioria das vezes não nos lembramos, já você está tendo alguma lucidez e trazendo isso para o estado de vígilia. 


O que recomendamos é que você procure controlar e lidar com o seu medo, pois nós também somos Espíritos, e se possível faça uma prece solicitando o auxílio dos Espíritos amigos. Ter medo é algo natural, mas quando é em excesso, prejudica, pois fora do corpo temos a chance de aprender e estar com aqueles que nos amam, realizar estudos e até conhecer outros lugares, prestar assistência espiritual, etc... 


A leitura de obras espíritas, da bíblia, ou de outros livros que tenham bons conteúdos te ajudaram a melhorar o ambiente do seu lar, bem como, a sua auto disciplina, em praticar, pensar e atrair coisas de boa sintonia, tudo isso ajudará no seu processo de desprendimento do corpo, absorvendo conhecimento que lhe ajudará a cumprir a sua missão aqui na Terra.


O processo de desdobramento, todos nós fazemos, todas as noites, acredito que estamos aqui para servir ao Mestre Jesus, e quando temos uma mediunidade que pode ser útil para os que sofrem e que precisam da gente, não podemos fugir, temos que auxiliar sempre, mas a escolha só caberá a você. Se desejar continuar com essa facilidade que você possui, continue estudando, tem muitos sites e vídeos no Youtube que falam sobre o desdobramento, você pode pesquisar sobre "Viagem astral", "Projeção astral" ou por "desdobramento" e acredito que você se beneficiará muito deste conhecimento que a internet lhe fornece, claro que tem que dar uma peneirada em algumas abordagens e comentários.


Espero ter ajudado!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 02.01.18 23h43RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
welton ouzas

welton ouzas

Boa noite,,sempre acontecia comigo o desdobramente e ia sumindo minha audiçao e eu ja estava percebendo ja quando acontecia e entao eu procurava ficar tranquilo e mantia a respiraçao e passava .
★★★★☆DIA 11.12.17 20h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Welton, bom dia!


Muito bom, é isso mesmo, temos que manter a tranquilidade, sempre nos processos de desdobramento é necessário manter a calma, respirar e aguardar, agradecemos pelo comentário.


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 13.12.17 11h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Wendley Gomes

Wendley Gomes

Bom dia, me chamo Wendley Gomes, e estou em busca de aprender mais sobre a viagem astral, pois no ano passo tive uma sensação que se chama paralisia do sono, fiquei muito assustado como o que avia acontecido comigo pois era algo desconhecido por mim, a algumas semanas atrás tive novamente algo diferente acontecendo comigo, eu estava em algum lugar que por visto não e aqui na terra mais parecia muito real, comentei com a minha esposa mas, ela não deu muito ouvidos falando que era só um sonho mas, ai e que está, parecia muito mais muito real, e hoje de 01/12 aconteceu rápido, minha mulher levantou de madrugada para ir ao banheiro segundo ela eu estava soando muito, ela pensou que eu estava com febre mais não estava, pra mim quando isso aconteceu eu estava sonhando que estava em um barraco que tem aqui em casa, e ela falou que quando ela deitou, eu tentei falar meio que gritando, ai que fica mais estranho, pois me lembro dela indo ao banheiro vendo se eu estava com febre e perguntando pra mim as coisas mas pra mim eu estava nesse barraco, após o grito ela ficou assustada e eu não lembro mais, o que pode esta acontecendo comigo pois estou ficando um pouco assustado e curioso ao mesmo tempo, minha cabeça esta uma confusão...
★★★★★DIA 01.12.17 09h56RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Wendly Gomes, tudo bem?


Quando nós ficamos em um estado em que não estamos nem dormindo e nem acordado, é natural ouvirmos, e até termos consciência de onde estamos. E é normal também que quando estamos saindo do corpo, tenhamos consciência do que acontece a nosso redor. É algo que acontece conosco todos os dias, onde sabemos que estamos consciente, mas não estamos dormindo, é um estado natural que a nossa consciência passa, antes de adormecermos.


Continue estudando sobre o tema, pois o ajudará a compreender melhor essa experiência, acredito que não há nada para se assustar, pois todos nós passamos por este estado intermediário entre a vígilia e o sono. 


A sua consciência pode estar desperta, e pode ir a onde quiser, e também pode se comunicar com o seu cérebro físico, já que ambos fluem comunicação constante, pois se algo acontecer por perto do corpo, a consciência recebe a percepção, o mesmo se algo acontecer no mundo espiritual com o seu perispírito, o cérebro recebe a percepção.


Agradecemos por compartilhar a sua experiência
Muita paz!
Jeferson Souza

★★★★★DIA 01.12.17 19h33RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Kiko Brito

Kiko Brito

Boa tarde!!
Olha nos meus desdobramentos meu corpo queima, formiga como dormente, alguém pode me explicar que tipo de desdobramento é esse? Sim e quando torno lembro de tudo
★★★★★DIA 05.11.17 14h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Kiko Brito, tudo bem?


São inúmeros sintomas que podem ocorrer durante os processos de libertação do perispírito em relação ao corpo, ou quando o perispírito está retornando ao corpo. A dormência, o formigamento, a queimação, a falta de ar, o sufocamento, entre outras tantas, são sintomas naturais que podem ocorrer durante o desdobramento do corpo. Porém, precisa perceber apenas que se isso não ocorre por que você ao dormir por muito tempo em cima de um braço, por exemplo, como reação natural do corpo o mesmo fica dormente, formigando ou queimando, pois é comum durante a noite despertarmos diante destas situações.


Algumas vezes, o nosso perispírito desdobrado, pode sentir o que o nosso corpo sente, e vice e versa, por isso, neste caso de dormência deve ser estudado se ocorre durante o desdobramento, no início ou no final do mesmo.


A questão da lembrança do desdobramento, ocorre conforme a nossa capacidade de processamento do nosso cérebro, podemos trazer toda a experiência, ou parte dela, o ideal é você apontar todas as suas experiências, para que ao reler dias depois, você busque os arquivos de sua mente, e se lembre dos mesmos, pois é normal com o tempo nos esquecermos dos detalhes, e com esses apontamento, você conseguirá relembrar, e este é um exercício bom para quem faz desdobramentos e quer se lembrar de suas experiências.


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 07.11.17 20h30RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Cynthia Neves

Cynthia Neves

A outra experiência foi ontem à noite, eu estava no que me parecia um sonho normal, sonhando com situações familiares a mim, mas de repente uma mudança de contexto, me vi novamente em grupo de pessoas, havia novamente, alguém como uma espécie de mentor, pedia para que fechássemos os olhos e voltássemos, a mim ele disse volte para o século XIX e eu questionei o por quê, ele me disse que foi a última vez que tinha vindo, antes dessa agora, porém tive a sensação do meu corpo não responder, tive medo devido a experiência anterior e me vi tentando acordar meu esposo ao meu lado, pedindo para ele me acordar pois eu não queria ir, eu dizia me acorde por favor, me acorde, chamei-o várias vezes, não consegui acordá-lo, me acalmei, orei e retornei ao meu corpo, de novo a mesma sensação, de frio na espinha e suor intenso, dessa vez acordei mais calma, mas o como vc disse no post o medo faz a gente ficar com receio, queria saber o que significa, se for para ajudar eu gostaria de ajudar, mas na verdade tenho medo de não conseguir voltar. Gostaria de estudar mais sobre isso, gostaria de continuar tendo essas experiências para fazer o bem e evoluir espiritualmente, sem medos e sabendo o que fazer. Desde já agradeço a atenção.
★★★★★DIA 23.10.17 12h39RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Cynthia tudo bem?


De fato, o medo paralisa a ação, mas saiba que o medo ele é bom, até certo ponto, pois ele nos impedi avançar e nos colocar em riscos, e nos coloca um limite de até onde podemos ir com a experiência. Sinceramente, acredito que no seu caso, na medida em que você for experimentando, estudando e conhecendo mais sobre o mundo espiritual, menos medo você terá. Até chegar um momento em que você saberá razoavelmente como funciona o mundo espiritual, e não terá mais esses medos que possuem hoje, mas terá um medo mais controlado.


Os Espíritos Bons respeitam o seu conhecimentos e conhecem seus medos, e por isso, não pedem para que avancem sem haver preparo e necessidade, se te pedem faça tal coisa, é por que você já está preparada para avançar àquele nível, e mesmo assim se não desejar ir, eles respeitam isso.


Acredito que com o tempo, você irá perdendo o medo, mas é necessário estudar e experimentar, somente desta maneira é que você irá compreender e controlar os receios e os medos.


Muita paz!
Jeferson Souza

★★★★★DIA 23.10.17 14h52RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Cynthia Neves

Cynthia Neves

Obrigada pela oportunidade de conhecimento e leitura. Venho relatar duas experiências:

Acredito que já havia passado por isso antes, porém nessas duas últimas vezes, eu parecia mais consciente do que estava acontecendo. A primeira experiência: Eu estava com um grupo de 6 a 7 pessoas vendo algo que parecia uma cerimônia, nesta cerimônia as pessoas estavam em uma grande roda e havia uma maca de madeira bem no centro, eu e esses seis víamos tudo de longe. Na cerimônia uma pessoa deitava na maca colocava um pano de renda branco no rosto e esperava para ver se ela ia ou não há algum lugar, percebia que ficavam felizes quando ela não iam para tal lugar pois comemoravam e saímos da maca e davam vez para outra pessoa. Um homem que estava no grupo comigo pediu para que saíssemos daquele lugar e fossemos para o outro lado do salão, dali continuávamos observando a cerimônia ( não sei se era isso), até que este mesmo homem fala para o grupo novamente, precisamos sair daqui, não podemos ficar aqui e saímos rapidamente dali, eu havia entendido que não podíamos estar daquele lado do salão e quando me virei para o homem para perguntar se ali onde eu estava era bom, vi este mesmo homem me olhando com os olhos de quem queria dizer algo mas não podia, daí eu disse para ele não é você que não pode estar aqui sou eu! Nessa mesma hora senti um frio na espinha, o corpo gelou todo (parecido quando passamos por um grande susto) tudo esfriou, e eu acordei, suada e com medo, chorei muito e comecei a orar e pedir conforto e entendimento. Conto a outra experiência no próximo comentário.
★★★★★DIA 23.10.17 12h13RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Cynthia tudo bem?


Muito obrigado por contar e compartilhar a sua experiência conosco. Particularmente, essa experiência deve ter sido muito marcante para você, e isso é muito bom, pois através destas experiências aprendemos muito. Agora será necessário, meditar o que você pode aprender com esta experiência.
Obrigado por compartilhar!


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 23.10.17 14h45RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Markileide Oliveira

Markileide Oliveira

Olá! Boa noite... Entrei na internet buscando informações sobre o que aconteceu comigo há dois dias atrás... Um amigo acredita que tive um desdobramento e gostaria de compartilhar e até mesmo obter conselhos e orientações sobre o assunto... A mais ou menos uma semana não consigo dormir bem a noite, tenho a impressão de quando me deito eu automaticamente estou sendo conduzida para outro lugar, a sensação de quando acordo é de que não dormi... Mas, precisamente há dois dias eu novamente me deitei e fiquei horas sem conseguir dormir, quando de repente me deparei sentada na cama e fiz o gesto de me apoiar para levantar foi quando percebi que minha mão afundou na cama, a princípio achei que era câimbra e tentei segurar o meu outro braço percebi que eu não conseguia me tocar, minha mão atravessava o meu corpo... quis pegar um copo com água e novamente eu não conseguia tocá-lo... Foi quando olhei em direção a cama me vi sentada no meio do meu corpo... a princípio achei que estava morta, fiquei assustada pois não sabia o que fazer e nem para onde ir... sentia o meu coração acelerar, um certo desespero tomou conta de mim.... Quando de repente eu levantei já com o corpo físico e sentia falta de ar, e um barulho no ouvido e coração acelerado.... Esses acontecimento tem ficado intensos e não sei o que fazer...
há mais ou menos dois anos eu tive um desdobramento e me vi num lugar com um homem, que segundo algumas pessoas que cuidaram de me na época disse que era um amigo espiritual...Neste ocorrido eu fui conduzida para um hospital com parada cardíaca...
★★★★★DIA 17.09.17 18h34RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Markileide, bom dia!


Pelo seu relato, você passou pelo processo de desdobramento lúcido, trazendo lembranças do ocorrido fora do corpo. Primeiramente, o que podemos lhe passar de informações é que você procure no dia a dia ter bons pensamentos, buscar o equilíbrio com o seu Eu interior, com o seu Espírito. 

Se possível estudar mais sobre o tema, buscando conhecimento para que você possa conhecer mais o funcionamento do desdobramento, na doutrina espírita, há muitos estudos referente ao tema, na parte em que fala sobre sonhos e o sono, no capítulo 8 - Emancipação da Alma no "O Livro dos Espíritos".


O medo é algo comum, porém, busque tranquilizar-se quando fora do corpo, para que a experiência seja mais positiva, e o conhecimento de como funciona o mundo espiritual te possibilitará esse tranquilizar-se, pois o desconhecido de antes, torna-se conhecimento agora.


Seria interessante, sempre que sentir medo, orar, seja fora do corpo ou no estado de vígilia(acordada), ore sempre, e peça auxílio ao seu Espírito protetor, pois ele irá e ajudar sempre que você precisar. No início tudo é novo e causa certos receios, mas com o estudo profundo sobre o desdobramento, você verá, que poderá ajudar, participar de reuniões, de palestras, ajudar os necessitados e até mesmo instruir-se.


Esperamos ter ajudado!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 21.09.17 15h11RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Geovana Lopes Martins

Geovana Lopes Martins

Olá! meu nome é Geovana. Tive uma experiencia que estava na úvida se era desdobramento, tem dois dias que sinto zumbido forte no ouvido e uma pressão muito forte, e no primeiro dia, eu estava muito assustada sentia algo me puxando, e eu sentia que estava rolando na cama sem parar e via meu quarto com uma visao diferente como se eu estivesse de cabeça para baixo, como se eu estivesse flutuando mesmo estava td torto. A menos de um ano tive uma outra experiencia de ser puxada e me vi na minha rua flutuando acima dos fios dos postes da rua e voltei rapido, eu sentia muito medo, e eu esticava minha mão para pegar uma medalha de são bento que eu nao sabia onde estava, e quando acordei a medalha realmente estava lá. na ultima vez eu rezei a oração, eu me vi de cabeça para baixo com muito medo e rezei a oração de são bento. Tudo acontece onde estou,mas vejo td em algulo diferente do que meu corpo realmente esta, ach que o efeito de inchaço tb pq me sinto como uma bexiga girando sem controle. estou dormindo com minha mae a tres dias e parou. Estou .assustada
★★★★★DIA 08.09.17 21h52RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Geovana Lopes Martins tudo bem?


Agradecemos por você ter compartilhado as suas experiências. De fato, no início são meio assustadoras algumas experiências, mas é por que temos medo do desconhecido, se você conhece você não terá medo, mas se desconhece terá, isso faz parte da vida humana, e o medo é companheiro, e não um defeito.


A visão de ver diferente é assim mesmo que acontece, pois vemos, em acordo com a nossa vibração, há pessoas que não conseguem enxergar no mundo espiritual, por que suas vibrações espirituais estão muito densas ou, em algumas vezes, o medo faz isso acontecer.


No seu caso, podemos dizer que o Espírito, possui uma maneira diferente de ver, embora pareça estranho, o Espírito pode enxergar de qualquer parte do corpo, e ele não sofre a influência da gravidade, a visão lá é diferente, ele pode ver pelas costas, pelos pés, pela cabeça, na posição vertical, horizontal, de ponta cabeça, pois o Espírito não sofre a influência das leis físicas que nossos corpos possuem.


Quando você relata que está sendo puxada, pode ser muitas coisas, e uma delas é a sensação de sermos puxadas, e isso ocorre por influência de sua vontade ou de Espíritos protetores que possam estar a te auxiliar. 

A oração é sempre benéfica, em qualquer momento, seja no plano físico ou espiritual, o importante é sempre ter boas sintonias e buscá-las sempre, para que possa ter experiências novas que possam te trazer algum ensinamento ou benefício para soluções dos problemas atuais que você possa estar passando em sua vida ou que acontecerão no futuro.


Referente aos zumbidos e a pressão forte, isso é um efeito natural de saída ou entrada do seu perispirito ao corpo físico, isso é normal.


Sobre você estar dormindo com sua mãe, normalmente, quando dormimos com alguém ao nosso lado, os processos de desdobramentos tendem a parar, por que, há um acoplamento aurico que consiste em uma interação de energias suas de e sua mãe que se influenciam, então provavelmente os desdobramentos serão mais dificeis de acontecer de forma natural, podem ocorrer de forma forçada por você ou por Espíritos Amigos.


Acho o fato de você querer ou não ter mais desdobramentos, é algo a ser meditado, pois a experiência te propõem conhecimentos que muitos não tem condições de ter, e até ajudar, mas se não desejas ter, acredito que você pelo menos experimentou sensações e experiências que com certeza te fizera mudar para bom alguma coisa dentro de você. Não precisamos transformar nossas experiências em coisas ruins, poderemos tirar sempre o bem em tudo.


Faça uma oração e converse com seus anjos protetores, peça a eles que te guiem para o que for melhor para você, mas sinceramente, prefiro sair lúcido do corpo do que sair como cego e não saber por onde estou andando e o que estou fazendo. Mas a escolha é somente sua, ore, busque conhecer mais sobre o tema, pois o conhecimento te trará algumas certezas que você irá encontrar somente nos estudos e alguns medos desaparecerão.


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 09.09.17 18h32RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Zanja BRAZAO

Zanja BRAZAO

Gostaria de saber sobre o desdobramento á a pessoa acordada e andando na rua.
A pessoa se ver na rua,aconteceu comigo
★★★★★DIA 13.08.17 15h05RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Zanja Brazao, tudo bem?

Desculpe, não entendi a sua dúvida, pode detalhar mais, por favor.


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 13.08.17 22h15RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
edson bento

edson bento

Ola, o único sintoma que eu não tenho é o de INFLAR ou INCHAR, os outros sim me identifico muito, mas tenho medo, e faço de tudo para sair do transe...é bom ou ruim, evitar o desdobramento?
★★★★★DIA 06.08.17 14h14RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Edson tudo bem?

Eu já senti o sintoma de inflar, é bastante estranho e até um certo ponto, desconfortável. Sobre deixar os processos de desdobramento do corpo acontecer ou não, no meu ponto de vista, depende de cada pessoa, de seus interesses particulares em se desdobrar.

Eu sempre procurei deixar acontecer, para que possa aprender, vivenciar experiências e se possível ajudar no trabalho dos Espíritos amigos. É mais uma oportunidade de continuar o trabalho no Bem e conquistar conhecimentos para ajudar o nosso Espirito nesta jornada evolutiva.


Acredito que se você não se sente preparado para sair do corpo ou tem receios e medos, acho interessante é primeiro buscar o equilibrio, mais conhecimento sobre o tema e sobre os Espíritos, e trabalhar seus medos, não para eliminá-los, mas para que eles sejam o seu ponto de até onde pode ir.

Abraços fraternos!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 06.08.17 22h57RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Roberta Silva

Roberta Silva

Ola, desde pequena faco desdobramentos as vezes e meio desesperador e as vezes ate msm revelador!
Artigo mto bom, vamos continuar a trabalhar seja d dia ou de noite, paz a todos!
★★★★★DIA 28.07.17 13h52RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Roberta Silva, tudo bem?


Ficamos felizes com o seu comentário e por apreciar o desdobramento, o nosso propósito é compartilhar os nossos estudos sobre o Espiritismo.


Realmente é muito importante o nosso Espírito estar acordado de noite e de dia para o trabalho renovador e assim auxiliar os necessitados e também aprender com as lições que o mundo espiritual nos proporciona através dos desdobramentos espirituais.


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 30.07.17 21h30RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Adriano Freire

Adriano Freire

Prezado Jeferson! Obrigado pelo blog. Já tive várias experiências com desdobramentos curtos e algumas com a tal paralisia do sono, que acredito seja o sintoma de catalepsia que você informou. Gostaria, se me permite, narrar duas experiências que aconteceram com amigos. Uma cunhada minha, que não é espírita, mas simpatizante, sempre relata casos de desdobramento pelo sono com um pouco de consciência e propus uma experiência: eu colocaria um número em um móvel de minha casa e ela viria em sonho (desdobramento) me visitar e dizer qual o número que eu havia colocado. Escolhi o número 8 e coloquei sobre o móvel. No outro dia ela informou que tentou entrar em minha casa mas foi barrada na porta por uma jovem de óculos, que prendia livros nos braços de encontro ao peito. Minha cunhada disse que pediu licença pois tinha feito um acordo comigo mas a mocinha disse que não era permitido entrar em minha casa e para saber o número ela apenas observasse seus óculos, que tinha o formato do número 8. Ficamos surpresos e espantados com a experiência. De outra vez, contando esta mesma experiência para um grupo de amigos, entre espíritas e simpatizantes, eles pediram para que eu repetisse a experiência com eles. E combinei da mesma forma: colocaria o número no mesmo móvel e eles teriam que visitar durante aquela madrugada. Antes de dormir escrevi o número 7 num papel e depois resolvi trocar pelo número 5. No dia seguinte no whatsapp, quase todos disseram que não conseguiram sonhar. Apenas um deles, um ex-evangélico, mas ainda meio descrente nos fenômenos espíritas, disse que sonhou que tinha me visitado mas que tinha ficado confuso porque primeiro tinha visto o número 7 e depois tinha visto o número 5. Todos ficaram espantados com a revelação. Isto foi pertinho do Natal de 2014. O mais estranho é que este mesmo rapaz veio desencarnar repentinamente, depois de uma forte dor de cabeça, no dia 07/05/2015, detalhe que só foi notado por um parente de sua esposa meses depois de sua morte. Não sei se pode haver relação dos números com a data de sua desencarnação, mas acredito que as duas experiências citadas evidenciam bem casos de desdobramento consciente ou semi-consciente pelo sono.

Abraços,
Adriano
★★★★★DIA 29.06.17 16h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Adriano tudo bem?


Muito interessante o seu relato, e ficamos agradecidos por compartilhar conosco suas experiências. 


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 01.07.17 00h01RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
deyse fatima

deyse fatima

NOSSA ADOREI A LEITURA POIS ULTIMAMENTE TENHO PROCURADO AJUDA PAR EU TER ALGUM INTENDIMENTO SOBRE ESSES SONHOS E SONO MEU PESSOALMENTE TENHO PASSADO POR GRANDES DESCOBERTAS ATRAVEZ DE SONHOS . E UM SONO INCONTROLAVEL PARECE QUE ACORDADA ESTOU SONHANDO E DORMINDO ESTOU VIVENDO A REALIDADE ! GRATA PELA MATERIA
★★★★★DIA 02.06.17 10h04RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Deyse, tudo bem?

Agradecemos seu comentário! 

Estudar é sempre bom, para entender como funcionam as coisas, há outras matérias sobre o assunto, em nosso site, caso tenha interesse, basta procurar nos menus a série sobre desdobramentos.

Muita paz!


 

★★★★★DIA 02.06.17 23h55RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Dionea Maria Constante

Dionea Maria Constante

Poderia me recomendar algum livro ou vídeo sobre o assunto . Tive algumas experiências sobre desdobramento ,mas não sei como me comportar .Deus lhe pague.
★★★★★DIA 06.03.17 10h19RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Dionea Maria Constante, tudo bem?

Há inúmeros livros falando sobre assunto, o que eu posso indicar para você são os seguintes:

- Iniciação a Viagem Astral - Autor João Nunes Maia


- Viagens Além do Universo - Robert Monroe


- Viagens Fora do Corpo - Robert Monroe


- Viagem Espiritual I, II e III - Wagner Borges


 


Há inúmeros livros, mas estes são os que li e recomendo. Sobre vídeos recomendo ter certo cuidados, pois têm pessoas que viajam na maionese. Eu aprecio vídeos destes canais no Youtube e absorvo aquilo que condiz com a minha conduta:


- Canal do Youtube - Iniciante em Viagem Astral


- Canal do Youtube - Saulo Calderon GVA


 


Referente a sites, eu também fico meio receoso, pois assim como os vídeos, há quem escreve muita bobagem e que procuram ter audiência, indico para você os canais que eu costumo estudar:

- Grupo Viagem Astral - Administrador Saulo Calderon


- IPPB - Administrador Wagner Borges



Então, minha irmã, há muito material na Web e também impresso, precisamos apenas ficarmos atentos as fantasias das pessoas e aos divulgadores que buscam serem "sabe tudos" e/ou gurus do assunto e que definem o seu ponto de vista como a única verdade.

Abraços fraternos!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 08.03.17 16h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Gabriela Santos

Gabriela Santos

Tive alguns sonhos e pareciam muito reais. Lendo sobre o desdobramento, não identifiquei com nenhum desses sitomas..
★★★★☆DIA 23.01.17 15h22RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Gabriela tudo bem?

Neste artigo nós citamos apenas alguns, pois há sintomas muito particular, que varia de pessoa a pessoa, então, não temos como saber e identificar todos.

Agradecemos o seu comentário.

Muita paz! :)
★★★★★DIA 06.02.17 18h37RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Alcina Silva

Alcina Silva

Gosto muito de ler os vossos artigos.Estes conhecia-os por estudo.Obg.
★★★★★DIA 22.06.16 22h28RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá querida irmã Alcina Silva,

Agradecemos a sua mensagem carinhosa e motivadora, muito obrigado por tudo! :)

Que Deus e Jesus lhe abençoe hoje e sempre!

Muita paz!
★★★★★DIA 23.06.16 01h03RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/