Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

SÉRIE DESDOBRAMENTO - O que seu Espírito faz durante o sono?

SÉRIE DESDOBRAMENTO - O que seu Espírito faz durante o sono?

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 19/06/2016 01:30      Views: 8921      Comentários: 4 

Neste artigo abordaremos sobre o estudo do desdobramento do Espírito em abordagens rápidas e práticas. Então, você sabe o que seu Espírito faz durante o sono?

Nos estudos espíritas, o desprendimento temporário do perispírito em relação do corpo físico é um assunto desconhecidos pelos espíritas, pois as obras que abordam este tema não são tão comuns.

Há algumas pequenas passagens deste tema na obra "Nosso Lar", psicografado por Francisco Cândido Xavier, de autoria do Espírito André Luiz. No capítulo 33 - Curiosas Observações, André Luiz se assusta com alguns personagens que estavam indo em sua direção.

"Instantes depois, divisei ao longe dois vultos enormes que me impressionaram vivamente. Pareciam dois homens de substância indefinível, semiluminosa. Dos pés e dos braços pendiam filamentos estranhos, e da cabeça como que se escapava um longo fio de singulares proporções. Tive a impressão de identificar dois autênticos fantasmas. Não suportei. Cabelos eriçados, voltei apressadamente ao interior. Inquieto e amedrontado, expus a Narcisa a ocorrência, notando que ela mal continha o riso"

E a enfermeira Narcisa respondeu ao nosso irmão André Luiz confirmando o desprendimento do corpo, ainda no mesmo capítulo.

"Também eu, por minha vez, experimentei a mesma surpresa, em outros tempos. Aqueles são os nossos próprios irmãos da Terra. Trata-se de poderosos espíritos que vivem na carne em missão redentora e podem, como nobres iniciados da Eterna Sabedoria, abandonar o veículo corpóreo, transitando livremente em nossos planos. Os filamentos e fios que observou são singularidades que os diferenciam de nós outros."

Nas obras de Kardec temos um sucinto estudo no "O Livro dos Espíritos" na segunda parte, capítulo VIII - "Emancipação da Alma" no tema "O Sono e os Sonhos".

Na questão 401 de "O Livro dos Espíritos", Kardec pergunta aos Espíritos Superiores:

"Durante o sono, a alma repousa como o corpo?"

E os Espíritos respondem o questionamento.

"Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos."

Com esta resposta podemos dizer que o nosso Espírito não fica ocioso durante o sono, ele se desprende temporariamente da roupagem física para desempenhar funções e atividades de seu interesse.

Nestas experiências o Espírito se desloca com o seu veículo que chamamos de perispírito, que é um corpo semimaterial, e pode se deslocar a velocidade ao qual estamos condicionados a Terra ou a distâncias gigantescas através do pensamento.

Mesmo assim somos limitados de acordo com o nosso grau evolutivo e de entendimento sobre a Vida e o Espírito. O Espírito pode realizar tarefas de beneficência, de aprimoramento espiritual e intelectual ou gozar dos prazeres equivocados da ignorância.

Somos acompanhados por aqueles Espíritos que nos rodeiam diariamente e também por amigos espirituais que buscam nos inspirar no dia a dia para que possamos ter experiências proveitosas durante a saída do corpo.

Iremos voltar a estudar esse assunto nesta série de estudo sobre o desprendimento do corpo.

ESTUDE:

- "O Livro dos Espíritos" na segunda parte, capítulo VIII - "Emancipação da Alma" no tema "O Sono e os Sonhos" - Perguntas 400 e seguintes.

- "Libertação" - Capítulo 10 - "Em aprendizado"

- A Revista Espírita aborda diversas vezes este tema em suas edições.

OBS: Há muitas outras obras que podem ser estudadas, apenas estou recomendando estas obras e passagens como um recurso base para o estudo sobre o assunto.

Recomendamos a Leitura dos nossos Artigos:

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sensações no Mundo Espiritual

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Sintomas do Desdobramento

SÉRIE DESDOBRAMENTO - Tipos de Saída do Corpo

Fonte da Imagem: www.viagemastral.com

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para SÉRIE DESDOBRAMENTO - O que seu Espírito faz durante o sono?

Já temos 10 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Noemi Oliveira

Noemi Oliveira

Olá boa tarde,gostaria de saber se ocorre algum tipo de risco em desdobramentos ? e se todos podem ver a alma de outra pessoa em um desdobramento ? Se outra alma pode entrar no nosso corpo, no lugar da nossa ? E se a paralisia do corpo só acontece em desdobramento,ou se no sonho também acontece?
Obrigada
★★★★★DIA 17.10.18 15h10RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Noemi Oliveira tudo bem?


Agradecemos o seu contato. Vamos tentar responder os seus questionamentos:


1 - ocorre algum tipo de risco em desdobramentos ?"


Os desdobramentos não há risco algum de morte ou de não voltar ao corpo, isso é lenda e mito, todos nós voltamos ao corpo após o despertar da consciência retomada ao corpo. Não há risco de morte também, quando morremos dormindo é devido ao processo natural de desencarne, ou seja, estava programado para que isso ocorresse durante o sono.

Nenhum Espírito ruim pode cortar os laços fluídicos que liga o seu corpo físico ao perispírito, apenas Espíritos com a técnica correta e com a permissão de Deus é que podem fazê-lo, mas só o fazem quando chegou a nossa hora de desencarnar naturalmente. Só reforçando, estes Espíritos especializados em desencarne, eles são Bons e estão a serviço de Jesus, portanto, NENHUM Espírito ruim poderá desencarnar.


2 -todos podem ver a alma de outra pessoa em um desdobramento ? 


Bem, isso depende da lucidez de cada indivíduo, nem todos podem ver Espíritos durante o desdobramento, pois a grande maioria de nós, permanece adormecido no perispírito acima do nosso corpo físico ao sairmos em desdobramento. Quando desperto durante o desdobramento, podemos sim ver Espíritos, assim como podemos assistir nos familiares por exemplo, realizar as tarefas de casa ou quando estão descansando. Tudo depende da sua vibração e de sua lucidez.


3 -  Se outra alma pode entrar no nosso corpo, no lugar da nossa 


Nenhum Espírito poderá entrar no nosso corpo, expulsando o nosso Espírito e dele se apropriar. Quando em processo de possessão, ocorre a "tomada temporária" dos sentidos do médium, mas quando este quiser poderá dar um basta no Espírito impedindo ele influenciar seus sentidos.


Durante o desdobramento o nosso corpo fica ligado ao laço fluidico que liga o perispírito ao corpo físico, nenhum Espírito poderá rompê-lo sem a permissão de Deus, nem os bons e nem os maus, o rompimento só pode ocorrer de forma natural e auxiliada por Bons Espíritos, quando há o desligamento do perispírito em relação ao corpo físico, ou seja, o rompimento do laço naturalmente, nenhum outro Espírito poderá assumir o lugar, pois o corpo começa a se decompor, e o Espírito não pode ligar-se a matéria que pertencia a outro Espírito.


Porque, de certa forma, cada corpo vem programado para vibrar e receber as energias do Espírito que o habitará, como todos temos energias exclusivas e que cada Espírito possui a sua assinatura energética, uma espécie de DNA energético, vamos assim chamar, o seu corpo físico será preparado durante o processo de gestação, com essa energia que se somará as células que comporão o seu corpo físico, portanto, não há como um Espírito com energia X, querer ocupar um corpo que está apto a operar a vida na energia Y. Lembrando que cada Espírito tem uma energia e vibração exclusiva, logo o seu corpo não poderá ser operado por outro Ser.


Em relação ao exercício da mediunidade, seja ela para o bem ou para o mal, o Espírito comunicante não entra no corpo ele fica ao lado do perispirito do médium, que de forma voluntária permite o controle temporário do Espírito comunicante, sendo que quem tem o controle geral e total é o médium que poderá interromper o processo da comunicação a qualquer momento.


4 - E se a paralisia do corpo só acontece em desdobramento,ou se no sonho também acontece?


Quando adormecemos o nosso perispírito inicia o seu processo de saída do corpo e nesse momento ocorre a catalepsia projetiva, o mesmo ocorre quando o períspirito retorna ao corpo. Nós podemos desdobrar em perispírito também, como ocorreu com o Espírito André Luiz na obra "Nosso Lar" quando foi em desdobramento visitar sua mãe.


O nosso períspirito possui corpos mais sutis que estão modelado e que podemos "despertar" em desdobramentos, mas são muitos poucos que conseguem fazer isso, quando encarnados. Portanto, quando estamos desdobramento podemos sim sentir os efeitos destas saídas e entradas.


Pode ocorrer também que durante o desdobramento o perispírito fique adensado (envolvido por energias densas) que a farão ficar despertar mas sem mexer no plano espiritual, isso ocorre devido ao cultivo das vibrações densas e de pensamentos negativos que tenhamos durante o dia.


Espero ter ajudado!

★★★★★DIA 17.10.18 19h33RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Noemi Oliveira

Noemi Oliveira

Obrigado, ajudou bastante .
★★★★★DIA 18.10.18 08h28RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Noemi tudo bem?


Ficamos felizes que pudemos lhe ajudar. Conte conosco.


Muita paz!

★★★★★DIA 18.10.18 12h17RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Sônia Maria Cidreira

Sônia Maria Cidreira

Boa noite Jeferson,

Gostei e gosto dos seus artigos, eu só não escreveria "O que o SEU Espírito faz...
Quando você diz: "O SEU Espírito" dá uma noção de posse, e não é que o ESPÍRITO nos pertença, NÓS SOMOS ESPÍRITOS!
Allan Kardec refere-se aos encarnados como "ALMA" e usa "ESPÍRITO" para os desencarnados.
Eu diria apenas: O que você faz durante o sono?
- Você se desliga parcialmente do corpo físico, ficando a este ligado pelo cordão de prata....etc etc...etc...
MUITA PAZ!
★★★★☆DIA 05.07.18 00h03RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Sônia tudo bem?


Gostaríamos de agradecer o seu comentário. De fato existe a distinção entre a alma e o Espírito, conforme explica Allan Kardec na obra "O Livro dos Espíritos", no entanto, não sou muito adepto a palavra "Alma", acho que a palavra Espírito define melhor como princípio inteligente. Acredito que a palavra Espírito é mais adequada.


Percebi que em algumas obras espíritas, a palavra Espírito é utilizada para definir o encarnado e também o desencarnado. E no próprio artigo os Espíritos colocaram a palavra "Espírito" para definir o encarnado.


Acredito também que a palavra "alma" pode confundir um pouco o entendimento de quem não é espírita, pois sei que há irmãos de outras religiões que visitam o nosso site, e que podem compreender ao lerem a palavra "alma" com a definição ensinada em sua religião.


Até porque, fica repetitivo ter que definir a palavra "alma", toda vez que citá-la em nossos artigos, pois o que não desejamos é que haja confusão de definição de palavras, esse é o outro motivo que desejamos somente utilizar a palavra "Espírito". Por que o leitor não espírita, e que talvez não queira pesquisar, por algum motivo, vai ficar com a dúvida, afinal é alma ou Espírito?


Reforço que você tem razão que há a distinção entre alma e Espírito, mas apreciamos mais a palavra Espírito.


Ficamos felizes em receber o seu comentário e por apreciar os nossos artigo.


Muit paz!

★★★★★DIA 06.07.18 13h26RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Ednelia Silva Bispo

Ednelia Silva Bispo

Muito interessante. Adorei
★★★★★DIA 01.05.18 14h15RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Olá Ednelia Silva, tudo bem?


Agradecemos que tenha apreciado este artigo, e esperamos que aprecie o nosso blog.


Muita paz!

★★★★★DIA 01.05.18 22h45RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Maria Ferreira

Maria Ferreira

Muito bom !
★★★★★DIA 15.04.18 09h15RESPONDER
Jeferson Souza
Enviando Comentário Fechar :/
Jeferson Souza

Jeferson Souza

Maria Ferreira, tudo bem?


Agradecemos o seu comentário e esperamos que este artigo tenha lhe ajudado!


Muita paz!


Jeferson Souza

★★★★★DIA 15.04.18 14h57RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/