Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Quais São os Espíritos que Reencarnam na Terra?

Quais São os Espíritos que Reencarnam na Terra?

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 04/07/2018 14:02      Views: 1588      Comentários: 0 

Que tipos de Espíritos podem reencarnar na Terra? Quais são as suas principais características?

A Terra foi originada há cerca de 4,5 bilhões de anos e com o passar das eras sofreu diversas transformações em sua massa com a supervisão de Espíritos superiores. 

É essencial que estudemos sobre a formação do globo terrestre e da vida sobre a Terra, nos livros científicos e também nas obra espírita como "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec e sobre a evolução dos Espíritos aqui na Terra na obra "A Caminho da Luz" psicografado por Chico Xavier e de autoria de Emmanuel.

Na obra "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec coordena um estudo sistematizado com base nas respostas dos Espíritos superiores. Encontraremos na pergunta 100 à 113, as principais características dos Espíritos encarnados aqui na Terra.

A escala espírita como foi denominada pelo codificador na primeira obra básica espírita, possui três categorias e composta por suas classes. Iremos, de forma resumida, abordar cada uma das categorias e classes, no entanto, como o próprio Kardec afirma que estas classes não são absolutas:

"100 - Observações preliminares:  ...Esta classificação, de resto, nada tem de absoluta; cada categoria não apresenta um caráter nítido senão no seu conjunto... Pode-se, pois, formar maior ou menor número de classes, segundo o ponto de vista sobre o qual se considera a questão."

101 - TERCEIRA ORDEM - ESPÍRITOS IMPERFEITOS.

"Características gerais: Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são consequências.

Têm a intuição de Deus, mas não o compreendem.

Não são todos essencialmente maus; em alguns há mais de irreflexão, de inconsequência e de malícia, do que verdadeira maldade. Uns não fazem o bem, nem o mal, porém, só pelo fato de não fazerem o bem, denotam a sua inferioridade. Outros, ao contrário, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram oportunidade de fazê-lo."

Nesta terceira ordem é composta por 5 classes que logo abaixo descreveremos.

102 – Décima classe – ESPÍRITOS IMPUROS. 

"São inclinados ao mal e fazem dele objeto de suas preocupações. 

Podem ser reconhecidos, em suas manifestações, pela sua linguagem: a trivialidade e a grosseria das expressões, nos Espíritos como nos homens... Suas comunicações revelam a baixeza de suas inclinações e, se tentam enganar falando de maneira sensata, não podem sustentar por muito tempo seu papel e acabam sempre por revelar a sua origem."

103 – Nona classe – ESPÍRITOS LEVIANOS.

"São ignorantes, maliciosos, inconsequentes e zombeteiros. Envolvem-se em tudo, respondem a tudo, sem se preocuparem com a verdade. Comprazem-se em causar pequenos desgostos e pequenas alegrias, atormentando, induzindo maliciosamente ao erro por meio de mistificações e travessuras."

104 – Oitava classe – ESPÍRITOS PSEUDOSSÁBIOS.

"Seus conhecimentos são bastante amplos, mas crêem saber mais do que realmente sabem. Tendo, algumas vezes, progredido em diversos pontos de vista, sua linguagem tem um caráter sério que pode iludir sobre as suas capacidades e a sua iluminação interior. Em geral, porém, isso não passa de um reflexo dos preconceitos e ideias sistemáticas da vida
terrena."

105 – Sétima classe – ESPÍRITOS NEUTROS. 

"Não são nem muito bons para fazerem o bem, nem muito maus para fazerem o mal, inclinando-se tanto para um como para outro, e não se elevam acima da condição vulgar da Humanidade, tanto pelo moral como pela inteligência. Apegam-se às coisas deste mundo, cujas alegrias grosseiras não têm mais."

106 – Sexta classe – ESPÍRITOS BATEDORES E PERTURBADORES.

"Estes Espíritos não formam, propriamente falando, uma classe distinta pelas suas qualidades pessoais, podendo pertencer a todas as classes da terceira ordem."

107 - SEGUNDA ORDEM – BONS ESPÍRITOS.

"Caracteres gerais: – Predominância do espírito sobre a matéria. Desejo do bem. Suas qualidades e seu poder em fazer o bem estão relacionados com o adiantamento que alcançaram: uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade. Os mais avançados reúnem o saber às qualidades morais...Compreendem Deus e o infinito e já desfrutam da felicidade dos bons. São venturosos pelo bem que fazem e pelo mal que impedem de ser feito.

Como Espíritos, suscitam bons pensamentos, desviam os homens do caminho do mal...Quando encarnados, são bons e benevolentes para com os semelhantes."

Nesta segunda ordem é composta por 4 classes que logo abaixo descrevemos.

108 – Quinta classe – ESPÍRITOS BENEVOLENTES. 

"Sua qualidade dominante é a bondade. Alegram-se em prestar serviço aos homens e protegê-los, mas seu saber é limitado. Seu progresso é mais efetivo no sentido moral do que no sentido intelectual."

109 – Quarta classe – ESPÍRITOS SÁBIOS.

"São os que se distinguem, principalmente, pela extensão dos seus conhecimentos. Preocupam-se menos com as questões morais que com as questões científicas, para as quais têm mais aptidão. Não consideram a Ciência senão do ponto de vista de sua utilidade, e não a misturam com nenhuma das paixões que são próprias dos Espíritos imperfeitos."

110 – Terceira classe – ESPÍRITOS DE SABEDORIA.

"Caracterizam-se pelas qualidades morais da natureza mais elevada. Sem possuírem conhecimentos ilimitados, são dotados de uma capacidade intelectual que lhes possibilita um julgamento sadio sobre os homens e as coisas."

111 – Segunda classe – ESPÍRITOS SUPERIORES. 

"Reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Sua linguagem, que não revela senão benevolência, é constantemente digna, elevada e, frequentemente, sublime. Sua superioridade os torna mais aptos do que os outros para nos darem noções mais justas sobre as coisas do mundo incorpóreo, nos limites do que é permitido aos homens conhecerem. Comunicam-se voluntariamente com aqueles que procuram a verdade de boa fé e que têm a alma desligada dos laços terrenos para compreendê-la. Distanciam-se daqueles que se animam só de curiosidade ou que a influência da matéria afasta da prática do bem.

Quando, por exceção, encarnam sobre a Terra, é para cumprirem missão de progresso, oferecendo-nos o modelo de perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo."

112 - PRIMEIRA ORDEM – ESPÍRITOS PUROS.

"Caracteres gerais. – Não sofrem influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens."

Nesta primeira ordem é composta por 1 classe única que logo abaixo descreveremos.

113 – Primeira classe. Classe única

"Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeições de que é suscetível a criatura, não têm mais que suportar provas ou expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, é para eles a vida eterna, que desfrutam no seio de Deus...

São os mensageiros e ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhe são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e lhes designam as suas missões."

Agora que conhecemos todas as categorias e as classes de Espíritos que existem no Universo, podemos estudar quais são os grupos de Espíritos que estão vivendo entre nós, em um mundo de provas e expiações.

Para este estudo utilizaremos a terceira obra básica da doutrina espírita: "O Evangelho Segundo o Espiritismo", precisamente no capítulo terceiro "Há muitas moradas na casa do Pai", na instrução de Santo Agostinho denominada de "Mundos de Expiações e de Provas"

Santo Agostinho descreve os três tipos ou grupos de Espíritos que reencarnam na Terra atualmente.

Diz o Espírito comunicante:"A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que ela não é um mundo primitivo, destinado à encarnação de Espíritos ainda mal saídos das mãos do Criador. Suas qualidades inatas são a prova de que já viveram e realizaram um certo progresso, mas também os numerosos vícios a que se inclinam são o indício de uma grande imperfeição moral."

Espíritos Selvagens: "As raças que chamais selvagens constituem-se de Espíritos apenas saídos da infância, e que estão, por assim dizer, educando-se e desenvolvendo-se ao contato de Espíritos mais avançados."

Espíritos Semicivilizados: "As raças semicivilizadas, formadas por esses mesmos Espíritos em progresso. Essas são, de algum modo, as raças indígenas da Terra, que se desenvolveram pouco a pouco, através de longos períodos seculares, conseguindo algumas atingir a perfeição intelectual dos povos mais esclarecidos"

Espíritos Estrangeiros: "Os Espíritos em expiação aí estão, se assim nos podemos exprimir como estrangeiros. Já viveram em outros mundos, dos quais foram excluídos por sua obstinação do mal, que os tornava causa de perturbação para os bons. Foram relegados, por algum tempo, entre os Espíritos mais atrasados, tendo por missão fazê-los avançar, porque trazem uma inteligência desenvolvida e os germes dos conhecimentos adquiridos."

E se me permitem incluir um quarto grupo, que em caráter especial, também encarnam na Terra, porém, em casos excepcionais que são compostos pelos Espíritos de segunda ordem.

Espíritos Missionários: São Espíritos bons e que reencarnam na Terra em missão de auxílio aos homens, incentivando o progresso moral e intelectual de seus habitantes através da vivência e da dedicação exclusiva para o cumprimento de sua missão.

 

Então, desta forma podemos compreender que no Universo há três categorias de Espíritos e que são compostas por dez classes distintas entre si.

Na Terra há três grupos que reencarnam através da prova ou expiação, e são pertencentes as todas as classes de Espíritos de terceira ordem.

E incluímos, de forma despretensiosa, o grupo de Espíritos Missionários que são compostos pelos Espíritos pertencentes a todas as classes de segunda ordem.

 

Indicamos a leitura das seguintes obras para melhor entendimento e esclarecimento:

"O Livro dos Espíritos" - Allan Kardec

"O Evangelho Segundo o Espiritismo" - Allan Kardec

"A Caminho da Luz" - Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Quais São os Espíritos que Reencarnam na Terra?

Enviando Comentário Fechar :/