Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Perispírito e Suas Propriedades

Perispírito e Suas Propriedades

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 30/06/2016 00:54      Views: 6723      Comentários: 0 

Neste artigo vamos estudar um dos veículos de manifestação do Espírito - O PERISPÍRITO. Você sabe o que é perispírito? Quais são as propriedades do perispírito?

A palavra perispírito é a junção de duas palavras, do grego "peri" que quer dizer "Em torno" e do latin "spiritus" que significa "alma, espírito". O perispírito é o elo intermediador que liga e possibilita a comunicação entre os dois planos da existência, o plano físico e o plano espiritual.

O perispírito também pode ser encontrado na doutrina espírita pelos nomes de "psicossoma" ou "corpo espiritual".

Na obra "Evolução Em Dois Mundos" psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, de autoria do Espírito André Luiz, no segundo capítulo, nos  é revelado o seguinte esclarecimento:

"formação-sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente poroso e plástica, em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória, diante do sistema de permuta visceralmente renovado, distribuem-se mais ou menos à feição das partículas colóides, com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica, e apresentando estados morfológicos conforme o campo mental a que se ajusta."

Nesta passagem o Espírito de André Luiz, nos esclarece que o perispírito possui propriedades naturais que são compostas por células sutis vibrando em outra faixa vibratória, ou seja, vibrando na faixa que a mente condiciona.

Os Espíritos desencarnados e também os encarnados catalogaram as seguintes propriedades: plasticidade, densidade, ponderabilidade, luminosidade, penetrabilidade, visibilidade, corporeidade, tangibilidade, sensibilidade global, sensibilidade magnética, expansibilidade, bicorporeidade, unicidade, perenidade, mutabilidade, capacidade refletora, odor e temperatura. Vamos estudar alguns desses itens de forma resumida e superficial.

Plasticidade - O perispírito se molda conforme o comando da mente, contudo a alteração da forma perispiritual é limitada de acordo com o grau evolutivo da criatura.

Densidade - O perispírito é matéria, não grosseira como o corpo físico, mas matéria de natureza quintessenciada que se relaciona ao grau de evolução do Espírito. Essa densidade varia de indivíduo para indivíduo. Quanto menor a sua densidade menor o seu peso e maior a sua luminosidade.

Ponderabilidade - O perispírito tem o seu peso acondicionado à evolução do Espírito, pois a nossa posição mental é o ponto determinante para o peso do nosso envoltório perispiritual.

Luminosidade - A luminosidade do perispírito é uma condição particular de cada Ser. A luz irradiada por um Espírito é muito diferente da luz emitida no plano físico.

Penetrabilidade - O perispírito pode penetrar qualquer ambiente físico, pois a sua natureza está em uma faixa vibratória diferente ao do plano carnal, no entanto, a penetração do Espírito depende da condição mental da criatura.

Visibilidade - O perispírito é invisível aos olhos físicos, mas não aos olhos do Espírito. Os médiuns videntes só podem ver aqueles perispíritos que estão atuando em sua faixa vibratória.

Corporeidade - O corpo perispiritual é o resultado de uma aglutinação de recursos naturais terrestres que surge como uma estrutura, quase material.

Tangibilidade - O perispírito pode se tornar tangível, recolhendo do ambiente e da natureza recursos que lhe sejam necessários para ser visto e tocado.

Expansibilidade - O perispírito pode expandir-se conforme suas condições, ampliando o seu campo de sensibilidade, eventual ou temporariamente, de acordo com a realidade do mundo espiritual.

Mutabilidade - O perispírito é suscetível de modificar-se no que se refere à sua estrutura e forma. Quanto mais evoluída for a criatura, mais delicada a sua forma. Quanto mais primitivo é o Espírito, mais grosseira é a forma do períspirito.

Odor - O perispírito possue odores particulares que são perceptíveis por Espíritos, mas não devemos nos confundir com as manipulações ectoplásmaticas (odores criados por Espíritos).

Temperatura - O perispírito de um médium pode registrar sensações térmicas dependendo do grau de evolução dos desencarnados, que podem ser frio ou calor.

Neste artigo podemos perceber que o estudo do perispírito é muito mais complexo do que se imagina, para isso indicamos o estudo das obras básicas da doutrina espírita, bem como, o estudo das obras de André Luiz como: "Mecanismos da Mediunidade", "Evolução em Dois Mundos", entre outros...

Recomendamos, e inclusive este artigo se baseia, na obra do professor Zalmino Zimmermann intitulada de "PERISPÍRITO". Esta obra é mais do que recomendada para quem deseja conhecer e esclarecer-se mais sobre a doutrina espírita e o estudo do perispírito.

Assista o vídeo abaixo.
Título: A Aura: Duplo Etérico, Corpo Astral e Corpo Mental

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Perispírito e Suas Propriedades

Enviando Comentário Fechar :/