Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Fluido Cósmico Universal

Fluido Cósmico Universal

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 18/04/2020 13:28      Views: 453      Comentários: 0 

Por que o Espiritismo estuda o Universo dos Fluidos e qual a sua importância para a nossa existência física e espiritual?

Neste artigo de hoje iremos comentar de forma resumida sobre o tema, pois o mesmo é um tanto complexo e muito vasto para abordar em apenas um artigo. Bom Estudo!

O termo Fluido Universal ou Fluido Cósmico Universal é um termo cunhado primeiramente pelo alemão Franz Anton Mesmer que era estudioso da Ciência do Magnetismo e que foi muito estudado por Allan Kardec antes mesmo de conhecer o fenômeno das mesas girantes.

O Espiritismo com sua base científica estudou e definiu o Fluido Universal com bases seguras aliando a Ciência dos homens com a Ciência do Cosmos, e perceberemos neste estudo que este fluido é um dos elementos básicos para a existência de toda a vida como a conhecemos.

Na pergunta 27 da primeira obra básica do Espiritismo, "O Livro dos Espíritos" encontramos a seguinte resposta dos Espíritos:

"27 – Haveria assim, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?

– Sim, e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas; essas três coisas são o princípio de tudo   que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. Ainda que, sob certo ponto de vista se possa incluí-lo no elemento material, ele se distingue por propriedades especiais; se fosse matéria não haveria razão para que o espírito também não o fosse. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, suscetível, pelas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir uma infinita variedade de coisas das quais não conheceis senão uma pequena parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo agente que o espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a gravidade lhe dá." Livro I - Elementos Gerais do Universo, Cap. 2 Espírito e Matéria - O Livro dos Espíritos

Os Espíritos respondendo a indagação de Allan Kardec firmam a partir desse ponto revelações muito interessantes tais como a interferência do Fluido Universal na relação Espírito-matéria e que este fluído se comporta com características diferentes.

Essas características que o Fluido Universal pode assumir decorre da interação de uma Força Inteligente que aplica uma ação direta ou indireta no íntimo do Fluído, podendo, este assumir variedades vibratórias que interagem em uma frequência específica do espectro universal.

Veremos na próxima indagação do Codificador aos Espíritos comunicantes em saber se a eletricidade seria parte o Fluído Universal e o que os Espíritos respondem que a eletricidade é apenas uma característica do Fluído Universal e não o próprio.

" 27A - Esse fluido seria o que designamos sob o nome de eletricidade?

– Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações e o que chamais fluido elétrico, fluido magnético são modificações do fluido universal, que não é, propriamente falando, senão uma matéria mais perfeita, mais sutil, e que pode ser considerada como independente. "  Livro I - Elementos Gerais do Universo, Cap. 2 Espírito e Matéria - O Livro dos Espíritos

Ao responderem esse questionamento, os Espíritos comunicantes informam algumas características do Fluído Universal, a primeira delas é que o Fluído é o elemento ou matéria mais perfeita que existe no Universo, é  que esta matéria é muito mais sutil do que a nossa matéria física, e que ela existe independentemente de qualquer coisa, em outras palavras, se não houver nenhuma interação ou ação sobre ela, ela continua a existir, pois é a matéria mais abundante que existe no Universo e que está disponibilizada em qualquer lugar do espaço e que a matéria universal é imponderável, conforme nos explicam os Espíritos na resposta da pergunta 29.

"29 – A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?

– Da matéria como a entendeis, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós e nem por isso é menos o princípio da vossa matéria pesada." Livro I - Elementos Gerais do Universo, Cap. 3 Propriedades da Matéria - O Livro dos Espíritos

O Fluído Universal também é uma força de alimento para a vida, que possibilita a existência da vida em diversos níveis vibratórios do nosso Universo, proporcionando para os Seres Animados e Inanimados fluídos e combinações de fluídos, e entre estes, é dado aos Seres Animados o Princípio Vital na medida necessária para cada espécie.  (Ver Pergunta 65 de "O Livro dos Espíritos")

"Como se há visto, o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito..." Capítulo XIV - Os Fluídos, Item 31 - Curas , A Gênese

Cada mundo possui suas fontes receptivas de Fluído Universal que é transformada para dar existência a vida existente e as características materiais e espirituais de acordo com cada mundo, e estes fluídos são abundantes no espaço sideral e que o planeta recebem como uma chuva cósmica e que são modelado por Agentes Inteligentes que governam aquele mundo e por Leis que governam o mundo e o Universo. (Ver Pergunta 94 de "O Livro dos Espíritos")

Ao estudarmos mais profundamente o Espiritismo perceberemos que o Fluído Universal está presente em todas as coisas, em praticamente tudo, quando emitimos um som verbal, um pensamento, na formação dos corpos, na formação dos mundos, na criação e na destruição da matéria, enfim, tudo é Fluído Universal modificado para suprir as necessidades daquele ambiente ou mundo específico, no micro e no macrocosmo, enfim, a matéria física como a conhecemos, por exemplo, ela tem um prazo de validade e ao final deste retorna a sua forma natural.

"Na realidade, a solidificação da matéria não é mais do que um estado transitório do fluido universal, que pode volver ao seu estado primitivo, quando deixam de existir as condições de coesão." - Capítulo XIV - Os Fluídos, Item 6 - Elementos fluídicos, A Gênese

"Esse fluido penetra os corpos, como um oceano imenso. É nele que reside o princípio vital que dá origem à vida dos seres e a perpetua em cada globo, conforme a condição deste, princípio que, em estado latente, se conserva adormecido onde a voz de um ser não o chama. Toda criatura, mineral, vegetal, animal ou qualquer outra — porquanto há muitos outros reinos naturais, de cuja existência nem sequer suspeitais, sabe, em virtude desse princípio vital e universal, apropriar as condições de sua existência e de sua duração." Capítulo VI - Uranografia Geral, Item 18 - A Criação Universal,, A Gênese

Nota: É muito importante esclarecer que na Doutrina Espírita, podemos encontrar nas obras básicas e na literatura espírita, a menção ao Fluído Universal com outras denominações, como Fluído Cósmico Universal, Fluído Cósmico, Princípio Universal e Matéria Primordial.

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Fluido Cósmico Universal

Enviando Comentário Fechar :/