Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Mundos Primitivos

Mundos Primitivos

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 05/06/2019 00:00      Views: 865      Comentários: 0 

Neste artigo abordaremos superficialmente o tema dos mundos primitivos que é o período inicial dos mundos.

Na escala de evolução dos mundos, os mundos primitivos são o primeiro estágio da existência de um planeta, que podemos dizer que inicia já na sua formação, quando ainda nem era um planeta, propriamente dito, era apenas um aglomerado de rocha, minerais, metais e gases combinados.

Temos na obra básica "O Livro dos Espíritos" uma parte dedicada a formação dos mundos, nas questões que são abordadas na presente obra, temos algumas revelações para a ciência.

Entenderemos na pergunta 39 que os Espíritos nos revelam que os mundos são uma forma combinada através da condensação de matérias que estão espalhada pelo Universo, e quais são as matérias que temos no Universo?

São eles: gases, metais, minerais, rochas, matérias escuras, radiações, etc...

"39. Podemos conhecer o modo de formação dos mundos?

— Tudo o que se pode dizer, e que podeis compreender, é que os mundos se formam pela condensação da matéria espalhada no espaço."

Os mundos em si, alem destas matérias-primas são envolvidas por cometas que têm todas estas materiais, e que se unem por intermédio de Forças Universais formando corpos cada vez maiores, e assim gerar o princípio dos mundos coordenados por Espíritos de escol.

"40. Os cometas seriam, como agora se pensa, um começo de condensação da matéria, mundos em vias de formação?

— Isso está certo; absurdo, porém, é acreditar na sua influência. Quero dizer, influência que vulgarmente lhe atribuem; porque todos os corpos celestes têm a sua parte de influência em certos fenômenos físicos."

Na pergunta seguinte, entenderemos, que a Lei de Destruição também tratada na presente obra, nos revela que todos os mundos têm seu período de existência, e que ao final de seu período ele retorna ao Universo como matéria-prima que irá construir novos mundos.

"41. Um mundo completamente formado pode desaparecer, e a matéria que o compõe espalhar-se de novo no espaço?

— Sim, Deus renova os mundos, como renova os seres vivos."

Conhecida a formação dos mundos, como são constituído e de que matéria formam a sua composição, podemos entender o seguinte, que todo planeta criado tem um propósito, um objetivo, que atende a um grupo específico de Espíritos que irão habitar no futuro, porém, não podemos dizer que todos os mundos no seu princípio de formação tiveram as mesmas matérias constituídas, assim como na Terra.

Quero dizer, que talvez, nem todos os mundos são constituídos de oxigênio, por exemplo, creio que há planetas que o oxigênio seja nulo, ou em quantidades meramente simbólicos pelo sua escassez, no entanto, todos os mundos possuem suas características que são peculiares.

Se comparado à Terra, os mundos primitivos são constituído de vida inferiores, pois estamos no segundo degrau da existência evolutiva do planeta e de seus habitantes, assim sendo, podemos estudar as grandes revoluções geológicas, as formas de vidas, a história da Terra durante o seu período de formação até os dias atuais.

Na terceira obra básica da doutrina espírita "O Evangelho Segundo o Espiritismo" temos no capítulo terceiro "Há muitas moradas na casa do Pai", no tema " Diversas Categorias de Mundos Habitados" o seguinte trecho:

"...mundos primitivos, onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e de provas, em que o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda têm o que expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos purificados, onde o bem reina sem mistura."

Neste trecho acima nos são revelados as expectativas principais de cada categoria de mundo, e, podemos compreender que os mundos primitivos são a primeira estação da forma humana, as primeiras experiências realizadas pelos Espíritos de escol, que coordenam aqueles mundos.

Pois é notável que houveram algumas experiências para a evolução da vida até a formação do corpo físico humano, e,  assim dando oportunidades as encarnações e reencarnações de Espíritos humanos.

De forma resumida, podemos entender que o período de evolução de mundos primitivos compreende de sua formação até a encarnação das primeiras almas humanas.

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Mundos Primitivos

Enviando Comentário Fechar :/