Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Mediunidade - Psicopictografia

Mediunidade - Psicopictografia

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 17/08/2019 16:01      Views: 442      Comentários: 0 

O que O Livro dos Médiuns tem a nos dizer dessa mediunidade tão bela e que está presente nos dias de hoje.

 Esse artigo se baseia na obra básica espírita: "O Livro dos Médiuns" de Allan Kardec.

A mediunidade de psicopictografia, também conhecida como pintura mediúnica, é uma mensagem dos Espíritos desencarnados que em suas vidas passadas eram inspirados pela arte de pintura e que hoje colaboram através da arte no progresso da humanidade.

Os médiuns que trabalham com este tipo de mediunidade são em sua grande maioria inspirados por estes Espíritos, muitas vezes, sem mesmo perceberem, pois eles não inspiram somente quem trabalha nos centros espíritas, mas atuam e influenciam no desenvolvimento ou execuções de artes em pessoas que não são espíritas, mas que possuem condições técnicas para o desenho, a pintura, e entre outras.

"Um autor, um pintor, um músico, por exemplo, poderiam, nos momentos de inspiração, ser considerados médiuns?

- Sim, porquanto, nesses momentos, a alma se lhes torna mais livre e como que desprendida da matéria; recobra uma parte das suas faculdades de Espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos outros Espíritos que a inspiram." Item 183  - Cap.  Dos médiuns Escreventes ou Psicógrafos.

Dentro da segunda obra básica, "O Livro dos Médiuns", no capítulo XVI - Dos Médiuns Especiais, temos uma revelação muito importante:

"A natureza das comunicações guarda sempre relação com a natureza do Espírito e traz o cunho da sua elevação, ou da sua inferioridade, de seu saber, ou de sua ignorância."

Isso nos faz compreender que o médium e o Espírito possuem uma ligação que os faz criar o elo de comunicação pela sua afinidade e sintonia, dessa forma, entendemos que na mediunidade de pintura percebesse com maior ênfase essa natureza de afinidade.

A grande maioria dos médiuns de pintura são invigilantes e inaptos para o processo mediúnico, pois não se elevam moralmente e nem em conhecimento técnico para a realização da pintura, ou seja, não estudam as técnicas e nem se elevam moralmente e com isso conseguem serem veículos de manifestação de Espíritos de ordens inferiores que os enganam fazendo traços imperfeitos e distantes daquele Espírito artista que quer retratar. Destes, em sua maioria são médiuns fascinados.

Compreendemos que quanto mais próximo o médium chegar da elevação do Espírito comunicante de ordem superior, mais perfeita será a sua comunicação, porém, não adianta o médium ser elevado, se não realizar estudos constantes e profundos sobre a artes de desenho, pintura, cultura e etc..., não conseguindo retratar com perfeição ou próxima da perfeição os traços do Espírito, pois estes não são milagreiros, não vão fazer médiuns que não sabem pintar ou desenhar trazer a beleza de uma tela renascentista, por exemplo.

Veja o que Allan Kardec fala no capítulo XVI - Dos Médiuns Especiais:

" Médiuns pintores ou desenhistas: os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome acertos médiuns que Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante.

Os Espíritos levianos se comprazem em imitar. Na época em que apareceram os notáveis desenhos de Júpiter, surgiu grande número de pretensos médiuns desenhistas, que Espíritos levianos induziram a fazer as coisas mais ridículas.

Um deles, entre outros, querendo eclipsar os desenhos de Júpiter, ao menos nas dimensões, quando não fosse na qualidade, fez que um médium desenhasse um monumento que ocupava muitas folhas de papel para chegar à altura de dois andares. Muitos outros se divertiram fazendo que os médiuns pintassem supostos retratos, que eram verdadeiras caricaturas. (Revue Spirite, agosto de 1858.)"

Dessa forma, não podemos atribuir uma pintura rabiscadas a um Espírito que se destacou na renascença italiana que desenhavam e pintavam verdadeiras obras primas, não tem como o médium que sabe fazer desenhos de seres humanos em forma de palito, rasuradas ou com traços disformes, não pode se atribuir essa tela como sendo de Michelângelo, Da Vinci, Boticelli, e outros.

Tenho acompanhado em programas televisivos e na internet muitos médiuns que realizam a pintura mediúnica, atribuindo os borrões que fazem a estes mestres da arte renascentista, sem nenhuma técnica aplicada, portanto, o espírita deve ser racional, e não uma alma que se impressiona facilmente por assinaturas e belezas poéticas de algumas mensagens mediúnicas, que na maioria das vezes não trazem uma mensagem proveitosa de cunho superior.

Para a execução da pintura mediúnica os pensamentos do médium deve estar em sintonia e em elevação, pois os médiuns são ferramentas imperfeitas e que precisam de sustentação vibratória de quem os assiste para que possam se aproximar da sintonia dos Espíritos artistas, e assim executarem a obra com maior perfeição possível.

Conversando com médiuns sérios, eles nos revelam que o médium, antes de executar uma obra, o Espírito comunicante mostra em pensamento a tela que deseja executar, e o médium inspirado começa a reproduzir na tela, outras vezes, o médium visualizam as telas que serão pintadas no dia seguinte durante o seu estado de desdobramento ou em sonhos.

Há médiuns que não são inspirados, mas que recebem as impressões dos Espíritos, dando condições para que o mesmo utilizando das funções motoras do médium execute a obra, no entanto, devemos tomar certos cuidados nesse sentido, o principal dele é a educação mediúnica do médium, lembrando que a conduta moral do médium e do Espírito definem a inferioridade ou superioridade da comunicação espiritual.

Muita paz!

Obs.: Foto de capa foi retirado do site Pintura Espírita: Pintura Espírita

Aprecie também este programa de entrevista sobre Pintura Mediúnica:

Programa Quem Somos Nós - Pintura Mediúnica - Parte 1

 

Programa Quem Somos Nós - Pintura Mediúnica - Parte 2

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Mediunidade - Psicopictografia

Enviando Comentário Fechar :/