Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Manifestações dos Espíritos - Pneumatografia

Manifestações dos Espíritos - Pneumatografia

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 03/08/2019 02:09      Views: 1305      Comentários: 0 

O que é pneumatografia e em que grau estes tipos de comunicações são realizados atualmente?

Este artigo é baseado na obra básica “O Livro dos Médiuns” – Cap. 12

O fenômeno da pneumatografia também chamada de escrita direta é produzida pelo próprio Espírito comunicante, sem o intermédio direto de um médium, e se reproduz de forma espontânea.

Embora esse tipo de manifestação espiritual não seja tão utilizada atualmente, pois não são relatos muito comuns, eles ainda acontecem, e em sua grande maioria advinda de Espíritos comunicantes da ordem dos Espíritos Imperfeitos.

Para o nosso conhecimento uma das mensagens, até então se acredita que assim tenha acontecido devido ao que o livro sagrado cristão nos relata, é as escrituras dos dez mandamentos, pois segundo o Antigo Testamento fiz que Deus esculpiu em uma rocha os mandamentos e esse seria o fenômeno da escrita direta ou pneumatografia.

 Há relatos de pessoas que vêem mensagens em espelhos produzidas por “dedos invisíveis” que escrevem mensagens por causa do vapor no espelho, há relatos de que papeis aparecem escritos com mensagens dos Espíritos comunicantes, e isso não há nada de extraordinário, por que os Espíritos conseguem interagir com a natureza, manipulando os recursos naturais que nela existe e está a nossa disposição. Vejamos o estudo de Allan Kardec no item 148.

Mas não se tardou a reconhecer que a presença do lápis não era necessária, e que bastava um simples pedaço de papel, dobrado ou não, sobre o qual se encontram, depois de alguns minutos, os caracteres traçados. Aqui o fenômeno muda completamente de feição e nos coloca em uma ordem de coisas inteiramente novas; os caracteres foram traçados com uma substância qualquer; do momento em que não se forneceu substância ao Espírito, ele mesmo a tem feita, composta; de onde a tirou?

Com isso, podemos compreender que os Espíritos têm acesso aos recursos da natureza e são capazes de produzir efeitos físicos, manifestando a sua vontade para interagir com os encarnados. A pneumatografia, como já dissemos, é uma forma de manifestação dos Espíritos sem a influência direta de médiuns, pois os fluídos de que necessitam para esta produção estão na natureza e não no médium.

Nessa escrita o Espírito não se serve nem das nossas substâncias, nem dos nossos instrumentos; ele próprio faz a matéria e os instrumentos dos quais tem necessidade, tirando seus materiais do elemento universal primitivo, fazendo-o sofrer, por sua vontade, as modificações necessárias ao efeito que quer produzir. Pode, pois, muito bem fabricar lápis vermelho, tinta de impressão ou tinta comum, assim como lápis preto,até mesmo caracteres tipográficos bastante resistentes para dar um realce à impressão...

Desta maneira, compreendemos que a escrita direta ocorre, na maioria das vezes, sem ser necessária a criação de material de impressão como o lápis ou a caneta, mas de forma a moldar no papel ou no objeto desejado a sua mensagem, manipulando a matéria em níveis molecular e/ou atômico para que o mesmo se reproduza.

Não se esqueça de estudar o capítulo 12 do “O Livro dos Médiuns”, pois é um estudo interessante e necessário para todo o estudioso do Espiritismo.

Se você gostou do nosso artigo, deixe o seu comentário e compartilhe nossas mensagens com seus amigos, é muito bom poder ler o seu comentário e saber que podemos alcançar mais pessoas. Compartilhe o Bem para o seu próximo.

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Manifestações dos Espíritos - Pneumatografia

Enviando Comentário Fechar :/