Espiritismo na Prática

Divulgando o Evangelho de Jesus

Bicorporiedade

Bicorporiedade

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 08/05/2019 15:30      Views: 1359      Comentários: 0 

O que é o fenômeno da bicorporiedade? Como ocorre a bicorporiedade?

A bicorporiedade é um fenômeno visual de tangibilidade e visibilidade do perispírito desperto do corpo físico, mas a ele ligado, podendo ocorrer em desdobramento, acordado ou em estado de transe mediúnico.

"Ambos se fundam no princípio de que tudo o que foi dito sobre as propriedades do perispírito após a morte se aplica ao perispírito dos vivos. O Livro dos Médiuns - Cap.7 Bicorporiedade e Transfiguração"

"Sabemos que o Espírito, durante o sono, recobra em parte a sua liberdade, ou seja, que ele se afasta do corpo. E é nesse estado que muitas vezes temos a ocasião de observá-lo. Mas o Espírito, tanto do vivo quanto do morto, tem sempre o seu envoltório seminatural, que pelas mesmas causas já referidas pode adquirir a visibilidade e a tangibilidade... O Livro dos Médiuns - Cap.7 Bicorporiedade e Transfiguração"

 Visibilidade - O perispírito é invisível aos olhos físicos, mas não aos olhos do Espírito. Os médiuns videntes só podem ver aqueles perispíritos que estão atuando em sua faixa vibratória.

Tangibilidade - O perispírito pode se tornar tangível, recolhendo do ambiente e da natureza recursos que lhe sejam necessários para ser visto e tocado. Zalmino Zimmermann intitulada de "PERISPÍRITO". 

Leia o nosso artigo: "Perispírito e Suas Propriedades".

É necessário compreendermos que nos casos de bicorporiedade é nada mais do que o períspirito liberto temporariamente do corpo físico que toma forma visível e tangível e que pode se comunicar ou assumir funções naturais do seu cotidiano.

No Brasil temos conhecimento deste fenômeno de bicorporiedade através da capacidade do educador Eurípedes Barsanulfo. É muito comum ouvirmos no meio espírita relatos de que ele estando lecionando e ao mesmo tempo o viam em outro lugar da cidade ou fora da cidade.

"Antes de prosseguir, devemos responder a uma pergunta que inevitavelmente será feita: como o corpo pode viver enquanto o Espírito se ausenta? Poderíamos dizer que o corpo se mantém pela vida orgânica, que independe da presença do Espírito, como se prova pelas plantas, que vivem e não têm Espírito.Mas devemos acrescentar que, durante a vida, o Espírito jamais se retira completamente do corpo. O Livro dos Médiuns - Cap.7 Bicorporiedade e Transfiguração"

No trecho acima, Allan Kardec comenta que o fenômeno da bicorporiedade ocorre com o Espírito encarnado, mas com o veículo perispiritual desprendido.

Outros médiuns que também tinham essa capacidade eram: Santo Antônio de Pádua, Santo Afonso de Liguori, Padre Pio, São Francisco de Assis, entre outros.

"O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido-cósmico; é uma condensação desse fluido e tem seu princípio de origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível.
No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas.

O corpo perispirítico e o corpo carnal têm pois origem no mesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes. A Gênese - cap. XIV, item 7."

Transcreveremos as questões do "O Livro dos Médiuns - Cap. 7 Bicorporiedade e Transfiguração".

"1. Poderias dar-nos a explicação desse fenômeno?

— Sim. Quando o homem se desmaterializou completamente por sua virtude, tendo elevado sua alma a Deus, pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Eis como: o Espírito encarnado, sentindo chegar o sono, pode pedir a Deus para se transportar a algum lugar. Seu Espírito ou sua alma, como quiseres, abandona então o corpo, seguido de uma porção do seu perispírito, e deixa a matéria imunda num estado vizinho da morte. Digo vizinho da morte porque o corpo permanece ligado ao perispírito e a alma à matéria, por um liame que não pode ser definido.O corpo aparece então no lugar pedido. Creio que é tudo o que desejas saber."

"2. Isso não nos dá a explicação da visibilidade e da tangibilidade do perispírito?

— Estando desligado da matéria, segundo o seu grau de elevação o Espírito pode se tornar tangível à matéria."

"3. É indispensável o sono do corpo para o aparecimento do Espírito em outros lugares?

— A alma pode se dividir quando se deixa levar para longe o corpo. Pode ser que o corpo não durma,embora seja isso muito raro, mas então estará em perfeita normalidade. Estará sempre mais ou menos em êxtase. (3)

Nota de Kardec: A alma não se divide, no sentido literal da palavra. Ela irradia em várias direções e pode assim manifestar-se em muitos lugares, sem se fragmentar. É o mesmo que se dá com a luz ao refletir-se em muitos espelhos."

"4. Estando um homem mergulhado no sono, enquanto seu Espírito aparece ao longe, que aconteceria se fosse subitamente despertado?

— Isso não aconteceria, porque se alguém tivesse a intenção de acordá-lo o Espírito voltaria ao corpo, antecipando a intenção, pois o Espírito lê o pensamento."

Dessa forma entendemos que o fenômeno da bicorporiedade é natural ao Espírito, e que depende do grau de evolução e das características orgânicas do médium para que o fenômeno ocorra.

Um casal estando no seu quarto, e um deles está adormecido e o outro acordado, ao ver o perispírito daquele que está adormecido, logo está presenciando a bicorporiedade, pois vê o perispírito "acordado" e o corpo adormecido.

Não devemos confundir com a vidência, que é o fenômeno também visual, porém, o médium vê os Espíritos desencarnados em sua roupagem perispiritual. 

É importante abordarmos o tema, sem nos esquecer de que só consegue visualizar a bicorporiedade quando há sintonia entre o médium e aquele que vê. Portanto, é compreensível que durante uma manifestação do fenômeno a um grupo de pessoas, alguns vejam outros não.

Por fim, abordamos superficialmente o assunto, voltaremos no futuro complementar este artigo.

Muita paz!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Bicorporiedade

Enviando Comentário Fechar :/